A tendência atual envolve a volta de nomes antigos, aqueles conhecidos como nomes clássicos. Cada vez mais, bebês que acabaram de nascer recebem nomes antigos, que voltam a ser moda entre os pais.
Muitas vezes esses nomes são dados às crianças para fazer homenagens a algum membro da família que foi importante para todos. Os nomes das gerações anteriores trazem elegância e história para que as gerações mais novas não se esqueçam.
Nesse sentido, preparamos uma matéria com 30 nomes antigos e clássicos que voltaram a ser moda e estão fazendo parte do imaginário brasileiro dos papais e mamães que ainda não sabem que nome vão dar aos seus pequenos.
30 nomes antigos que voltaram a ser moda
Nomear os bebês com nomes antigos pode ser uma boa ideia, pois esta é uma forma de homenagear pessoas da família de outras gerações, que marcaram época e foram importantes dentro deste ambiente.
Nesse sentido, destacamos 30 nomes antigos que voltaram a ser moda e hoje são usados em bebês de ambos os sexos. Confira a lista:
1 – Vicente
O nome tem origem latina e significa “vencedor” ou “conquistador”. É um nome religioso também e em 27 de setembro é comemorado o dia de São Vicente.
2 – Antônio
O nome também tem origem latina e algumas teorias apontam que o nome tem origem no grego Antónios, significando “valioso” e também de antheos, que significa “alimentado de flores”.
3 – Cecília
De acordo com a tradição romana, esse nome Cecília se refere a uma pessoa cheia de sabedoria, que consegue enxergar além do que todos os olhos conseguem.
4 – Fátima
Durante as décadas de 1940 e 1950 o número de Fátimas registradas no Brasil era de 50 mil. O nome é bíblico, sendo muito comum em pessoas da religião católica. Fátima possui origem no termo fath, que significa “vitória”.
5 – Francisco
O nome tem origem na expressão latina “Franciscus”, que significa “aquele que vem da França”. O nome também é bíblico, remetendo a São Francisco de Assis, protetor dos animais e celebrado em 4 de outubro.
6 – Geraldo
Esse nome tem origem germânica, remetendo ao termo “Gerwald”, composto pela junção dos elementos “gair”, que significa “lança” e “wald” que tem o significado de “dirigir, governar”. Esse nome foi comum durante a década de 1960, registrando 90 mil pessoas.
7 – José
Nome bastante popular durante os anos 1960, José vem do hebraico “Yosef”, que significa “ele acrescentará”, podendo ter o sentido religioso de “Deus multiplica”.
8 – Vera
O nome tem origem do latim “verus”, que quer dizer “verdadeira” ou “sincera”.
9 – Helena
O nome Helena foi popular no Brasil durante os anos 1950. Helena significa “a reluzente”, “a resplandecente” e voltou a ter sucesso depois dos anos 2000.
10 – Antônia
O nome tem origem no latim “Antonius”, que quer dizer “de valor inestimável”. Na concepção grega do nome, Antônia derivada de “anthos”, que quer dizer “flor”.
11 – Benjamin
Benjamin tem origem hebraica e significa “o filho predileto”. Na Bíblia, entretanto, Benjamin foi o décimo-segundo (e último) filho de Jacó.
12 – Olívia
Olívia tem origem latina e significa “o fruto da oliveira, a azeitona”. O nome surgiu da necessidade de nomear as pessoas que ficariam responsáveis pelo cultivo das oliveiras.
13 – Bento
Abreviação do nome Benedito, Bento tem origem no latim e significa “abençoado”.
14 – Madalena
O nome tem origem grega e significados diferentes. Um deles é “natural de Magdala”, uma cidade da Antiguidade, perto do Mar Galileu. O nome também significa “a que vive na torre de Deus”, dando um significado religioso também.
15 – Sérgio
O nome tem origens não definidas, podendo vir do latim “Sergius”, que significa “guardião” ou também do latim “servius”, que significa “escravo ou servo”. O nome foi bem comum no Brasil durante os anos de 1960 e 1970.
16 – Maria
O nome Maria é há décadas o mais popular entre os nomes antigos para meninas. Os significados para este nome envolvem “senhora soberana”, “vidente” ou “pura”.
17 – Marlene
Em 1960 o nome alcançou a maior popularidade no Brasil e tem significados de “senhora soberana que vive na torre de Deus”, sendo a junção dos nomes Maria e Madalena.
18 – Lúcia
Lúcia foi um nome bastante comum na década de 1960, e significa “a iluminada” ou “luminosa”, por ter origem do latim “lucius”, que dá origem à palavra “lux”.
19 – Benício
O nome tem origem latina e significa “o que faz o bem”.
20 – Carlos
O nome Carlos tem origem no germânico Karl, e significa “o homem do povo”. Sua popularidade maior foi alcançada em 1950.
21 – Jorge
Nome de um dos santos mais populares no Brasil, Jorge tem origem grega. O nome deriva da palavra “georgós”, que quer dizer “aquele que trabalha na terra”.
22 – Clarice
O nome teve sucesso nos anos 1960 e tornou-se tendência entre as nascidas a partir do início dos anos 2000. O nome vem do latim “clarus” e significa “a que é brilhante”, “luminosa”.
23 – Graça
Esse nome religioso fez sucesso na década de 1950 e tem sentido divino. O substantivo graça vem do latim “gratia” e quer dizer “graça” “dom divino”.
24 – Sandra
O nome foi bastante comum na década de 1970, e vem do grego “alexo”, com significado de “repelir ou defender”. Junto ao vocábulo “andrós”, o nome Sandra significa “defensora da humanidade”.
25 – Francisca
O nome foi popular nos anos 1960 e versão feminina para Francisco vem do germânico “frankisk”, que tem o significado de “francesa livre”.
26 – Joana
Joanas foram registradas na década de 1950 e tem origem do latim “iohanna”, e significando “Deus é cheio de graça”.
27 – Valentim
O nome tem origem no latim e significa “valente” e “forte”.
28 – Caetano
Caetano pode ser uma variação de Caio, sendo uma derivação da expressão “gaius”, que significa “alegre”. Caetano também significa “natural de Gaeta”, uma pequena cidade italiana.
29 – Paulo
O nome foi popular entre 1940 e 1960 e tem origem no latim “paullus” que quer dizer “pequeno” ou “baixo”.
30 – Tereza
Tereza teve popularidade alta no Brasil na década de 1950. Sua origem grega vem de “therasia”, que significa “natural de Terra” ou “habitante da Terra”.