Quem tem filhos, está esperando ou quer um dia ter filhos sabe muito bem que a tarefa de escolher um nome parece simples, mas não é exatamente fácil. Existem várias formas de escolher como uma criança vai se chamar. Pode ser uma homenagem a um ente querido, inspiração de uma celebridade ou um significado especial. Mas a ciência já concluiu quais são os nomes próprios mais bonitos do mundo.
O site My 1st Years fez uma pesquisa com base nos princípios da linguística, como o simbolismo sonoro. De acordo com essa regra, algumas palavras soam melhor do que outras, incluindo nomes.
O levantamento do portal foi feito em parceria com Dr. Bodo Winter, Professor Associado de Linguística Cognitiva da Universidade de Birmingham (Reino Unido), para ver quais são os nomes mais populares de bebês.
Veja os 30 nomes próprios mais bonitos do mundo
O estudo encabeçado por Winter verificou quais eram os nomes femininos e masculinos mais comuns nos Estados Unidos e no Reino Unido. O autor explicou que, utilizando o simbolismo sonoro, foi possível identificar “alguns dos nomes de bebês mais populares do mundo para classificá-los”.
O ranking, segundo Winter, foi definido conforme as emoções que os nomes provocavam quando eram falados em voz alta. Os escolhidos como mais bonitos foram aqueles que obtiveram as reações mais positivas. De acordo com o professor, isso acontece porque tendemos a gostar mais dos sons aos quais somos mais expostos.
Ele explica que pesquisas psicológicas mostram esse requisito de familiaridade com a palavra. Mesmo que o levantamento tenha sido feito na Língua Inglesa, muitos nomes são famosos aqui no Brasil também.
A partir dessa pesquisa, o Concursos no Brasil reuniu os 30 nomes próprios mais bonitos do mundo, sendo 15 masculinos e 15 femininos. Veja quais os nomes foram considerados mais populares:
Nomes de menino mais bonitos
- Anthony;
- Arthur;
- Benjamin;
- Daniel;
- David/Davi;
- Gabriel;
- Isaac;
- Levi;
- Liam;
- Lucas;
- Nathan;
- Noah;
- Samuel;
- Theo;
- William.
Nomes de menina mais bonitos
- Alice;
- Amélia;
- Aurora;
- Charlotte;
- Elena/Helena;
- Eva;
- Isabella/Bella;
- Jéssica;
- Maria;
- Maya;
- Natalie/Natália;
- Olivia;
- Sophia/Sofia;
- Victória/Vitória;
- Zoe.
“Há muitas coisas que afetam a escolha do nome, e várias delas foram exploradas em pesquisas. Por exemplo, a pesquisa de Stephanie Shih mostra que os pais tentam evitar escolher nomes próprios que conflitem com seus nomes de família”, afirma o autor.
Segundo ele, alguns sons, quando colocados junto a outros, são mais difíceis de pronunciar. Então, a dica que permanece é: na hora de escolher o nome do seu bebê, veja o que combina melhor com o sobrenome.