Ciência revela hábitos que podem prolongar sua vida em até 24 anos

Um estudo recente publicado na revista Nutrition listou quais hábitos devem ser incorporados à rotina diária para viver, com saúde, por mais tempo.

Por

Viver mais é algo que os seres humanos buscam há séculos. Mas quais são os hábitos que podem nos ajudar a atingir esse objetivo? De acordo com um estudo apresentado à Sociedade Americana de Nutrição, existem algumas mudanças na rotina que podem prolongar a vida de uma pessoa em até 24 anos.

continua depois da publicidade

A pesquisa foi baseada em dados de questionários e prontuários médicos coletados entre 2011 e 2019. Os registros abrangeram mais de 700 mil veteranos americanos com idades entre 40 e 99 anos inscritos no VA's Million Veteran Program (MVP).

Xuan-Mai T. Nguyen e seus colegas analisaram os dados para identificar quais fatores estavam associados a uma maior expectativa de vida. Os registros médicos coletados para o projeto mostraram que 33.375 participantes morreram durante o período do estudo.

Os resultados mostraram que a baixa atividade física, o uso de opioides e o tabagismo tiveram o maior impacto na longevidade, estando associados a um risco 30% a 45% maior de morte. Porém, outros fatores, tiveram um peso considerável neste percentual.

Quais são os 8 hábitos para alcançar a longevidade?

1. Fazer exercícios físicos

Praticar atividade física é a principal recomendação para prolongar a vida, com o estudo indicando uma redução de 46% no risco de morte por qualquer causa para aqueles que o fazem.

Iniciar exercícios, mesmo tardiamente, é muito benéfico, com especialistas sugerindo realizar pelo menos 150 a 300 minutos semanais de atividade leve a moderada, combinada com treinamento de força muscular duas vezes por semana.

2. Evitar o uso de opioides

Evitar opiáceos não é bom apenas para a saúde física, mas também pode fazer uma grande diferença na sua vida social. Os opioides podem fazer você se sentir isolado, além de riscos conhecidos, como dependência e overdose. Nesse sentido, os especialistas aconselham buscar alternativas mais seguras e eficazes para controlar a dor e o estresse.

3. Controlar o estresse

No mundo de hoje, o estresse é quase inevitável. Mas a maneira como você lida com isso é essencial. Técnicas de meditação, atenção plena e respiração são ferramentas poderosas para contornar esse problema. Reservar um pouco de tempo para relaxar todos os dias não só fará você se sentir bem, mas também prolongará sua vida.

4. Ter uma alimentação saudável

Preste atenção no que você coloca no prato. Frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais são os componentes básicos de uma dieta que o ajudará a viver mais e a se sentir melhor.

5. Não fumar

O cigarro afeta praticamente todos os órgãos do corpo. Além de reduzir a capacidade pulmonar, envelhece a pele e aumenta exponencialmente o risco de contrair diversas doenças. Ademais, o tabagismo passivo também prejudica as pessoas ao seu redor.

6. Consumir álcool moderadamente

Todos nós já ouvimos falar dos efeitos do álcool a longo prazo, mas você sabia que ele pode até afetar a qualidade do seu sono? E já sabemos que dormir bem é essencial para uma vida longa e saudável. Inclusive, é o próximo hábito sobre o qual vamos abordar.

7. Dormir bem

A importância do sono não deve ser subestimada. Desde estimular o sistema imunológico até regular o humor, dormir o suficiente é outro fator significativo para viver mais.

8. Cultivar boas relações sociais

Não é nenhum segredo que ter um forte sistema de apoio social pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar emocional. Mas você sabia que isso também pode influenciar na sua longevidade? Manter amizades positivas e relacionamentos saudáveis pode acrescentar muitos anos à sua vida.