Nós sabemos que a banana é simplesmente a fruta mais consumida de todo o Brasil. Além do alto teor nutritivo e sendo repleta de fibras, o alimento também incrementa receitas variadas de pratos salgados e doces. É o xodozinho dos brasileiros, sem margem para dúvidas.
Agora, muitas pessoas não sabem que a fruta pode ser consumida por inteira, incluindo a sua casca. Quem é vegano ou vegetariano tem uma noção mais ampla disso, porque, volta e meia, é possível ver receitas sendo feitas com o que costumamos jogar fora.
E um novo estudo científico, divulgado no ano passado, somente reforçou isso. Além do mais, existe um método bem inusitado que você pode aplicar no dia a dia para ter refeições ou lanches mais gostosos. Duvida? Confira a matéria até o final e descubra o que a ciência diz.
Aproveite a visita e não se esqueça de acessar outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Além de conhecimentos gerais, também cobrimos pautas sobre educação, economia, tecnologia, dicas de estudo e notícias de concursos públicos abertos no país.
Tudo para que você fique constantemente atualizado. Concurseiro que é concurseiro não deixe de aprender ao menos uma coisa nova por dia. É uma maneira de exercitar o cérebro e mantê-lo sempre ativo. Um detalhe que pode fazer a diferença no resultado final.
Forma incrível de usar a casca da banana, segundo a ciência
De acordo com o estudo publicado na ACS Food Science & Technology, jogar a casca da banana no lixo pode ser um desperdício completamente evitável. A pesquisa descobriu uma maneira nutritiva e gostosa de se usar o material que seria descartado.
Olha só: você consegue transformar a casca da banana em farinha ao escaldar, secar e moer. O gosto pode ser tão bom, ou até mesmo melhor, do que a farinha de trigo. Com isso, será possível elaborar comidas com vibe de padaria – com o benefício de estar consumindo muita fibra.
Durante o experimento, os participantes mostraram-se bastante satisfeitos com os sabores, numa medida bem parecida com os biscoitos açucarados que são feitos sem a casca da banana. Mas um ponto interessante: o panificado ficou amarronzado e meio duro com a farinha.
Ao realizarem novos testes com biscoitos feitos com 7,5% de casca de banana, eles ficaram com texturas bem mais atraentes e com um equilíbrio de dar inveja. E para completar: o produto durou bem mais do que os que haviam sido feitos com outros ingredientes.
Mesmo que a pesquisa tenha se debruçado apenas em biscoitos, os cientistas também sugerem que a casca da banana também seja usada em bolos, pães e massas. Já pensou um macarrão feito com este ingrediente inusitado?