Desde cedo, somos ensinados que, ao entrar em uma discussão, devemos defender nossos ideais e não desistir daquilo em que acreditamos.
Essa mensagem é, sem dúvida, positiva. No entanto, “vencer” um debate não se resume a provar que estamos certos.
Às vezes, esse momento pode ser uma oportunidade para descobrir novas ideias ou questionar nossas próprias crenças, substituindo-as por outras mais alinhadas com nosso momento atual.
Os especialistas concordam que a chave para superar qualquer debate está em compreender as pessoas.
Nesse sentido, veja os principais truques e técnicas comprovados cientificamente que apoiam isso.
4 truques para vencer qualquer debate
1. Ouvir mais e aprofundar sua opinião
Um estudo liderado pelo professor Philip Fernbach revelou que pessoas com opiniões políticas fortes são mais abertas a outros pontos de vista quando solicitadas a explicar em detalhes seu posicionamento.
A pesquisa, publicada na revista científica Psychological Science, recrutou um grupo de cidadãos norte-americanos através da Internet.
Esses participantes receberam uma pesquisa contendo questões jurídicas controversas, como as sanções do governo dos EUA contra o Irã e o estado dos serviços de saúde no país.
Um grupo foi solicitado a dar sua opinião sobre essas questões e explicar as razões pelas quais defendiam seu ponto de vista, semelhante a um debate.
Já o segundo grupo, em vez de argumentar, foi instruído a explicar por que a política que apoiavam funcionaria, traçando passo a passo o caminho desde a proposta até os supostos efeitos que ela teria.
Os resultados foram claros: o primeiro grupo manteve-se convicto de sua posição, enquanto o segundo grupo relaxou sua opinião e relatou uma diminuição significativa na avaliação de sua compreensão do problema.
Portanto, da próxima vez que você tentar convencer alguém do seu ponto de vista, lembre-se de que pode ser necessário explicar o processo exato que justifica sua crença. Caso contrário, você pode acabar sendo aquele que muda de ideia.
2. Leve em consideração a opinião pública
Segundo um estudo da Universidade Cornell sobre estratégias de comunicação, quanto maior o número de pessoas defendendo uma ideia contrária à nossa, mais inseguros nos sentiremos em relação à nossa posição.
Assim, é mais fácil convencer o seu interlocutor se sentir que o público o apoia do que se o apoio estiver do lado oposto.
3. Debater para aprender
Uma pesquisa de 2016 conduzida por Matthew Fisher, da Southern Methodist University, mostrou que adotar uma mentalidade de debate para aprender, em vez de uma mentalidade competitiva, aumenta a probabilidade de aceitar opiniões diferentes.
Em outras palavras, é preciso enxergar a discussão como uma oportunidade para esclarecer seu ponto de vista e não para conquistar ou derrubar a opinião alheia.
Por outro lado, o estudo revelou que essa mentalidade de debater para aprender não é natural para a maioria das pessoas.
4. Encontrar um “terreno comum” e reformular argumentos
Um experimento conduzido pelos cientistas comportamentais Matthew Feinburg e Robb Willer aponta a ideia de “reformular” argumentos para aumentar a receptividade e a persuasão.
Os pesquisadores realizaram seis experimentos com mais de 1.300 participantes para descobrir como tornar os argumentos políticos mais eficazes entre pessoas que têm ideologias opostas.
A conclusão a que chegaram foi que as taxas de conformidade aumentam se a mensagem for reformulada para explorar as crenças dos ouvintes.
Desta forma, conclui-se que é melhor não desafiar as crenças do outro, mas sim adaptar a sua posição a essas opiniões para conseguir uma conexão com essa pessoa.
Com efeito, a chave para vencer qualquer discussão é encontrar um terreno comum, primeiro compreendendo as perspectivas dos debatedores.