Ciência descobre hábito simples que te deixa mais feliz

O estudo científico percebeu uma relação interessante entre o corpo em movimento e a sensação de bem-estar. Entenda mais detalhes na matéria.

O que envolve a sensação de bem-estar e felicidade? Para alguns, seria abraçar pessoas queridas ou fazer uma caminhada quando o sol não está tão forte. Outros já podem dizer que não há nada melhor do que ter tempo para maratonar séries e filmes favoritos.

Mesmo que seja particular em alguns aspectos, a ciência mostra que hábitos simples que fazemos no dia a dia podem estimular pensamentos e vibrações positivas - e podemos ver isso na prática, sem muitos esforços. O estudo foi divulgado em 2021 na BMC Psychiatry.

"O movimento é um componente básico da saúde. Pouco se sabe sobre o movimento espaço-temporal de pacientes com transtornos mentais. O objetivo deste estudo foi determinar como o movimento espaço-temporal dos pacientes se relacionava com seus sintomas e bem-estar", fundamenta o início do estudo.

Em outras palavras, a ideia era de identificar como o "movimento" entre lugares diferentes tem efeito na mente das pessoas - e se isso, de certa maneira, traz algum efeito para a felicidade. Vamos detalhar um dos principais resultados da pesquisa no decorrer da matéria.

Leia também

Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui. Além de pautas envolvendo ciência e curiosidades gerais, temos de tudo um pouco para te manter constantemente atualizado, ainda mais se você é um concurseiro de plantão.

Qual seria a relação do movimento e bem-estar?

Ao todo, 106 pacientes internados e designados na parte ambulatorial, que contavam com uma ampla gama de transtornos mentais, ficaram incubidos de carregar um celular com GPS durante uma semana, especificamente no início dos respectivos tratamentos.

"Algoritmos foram aplicados para estabelecer agrupamentos espaço-temporais e posteriormente relacioná-los com características conhecidas desses grupos (isto é, no hospital, em casa). Sintomatologia, bem-estar e flexibilidade psicológica também foram avaliados", ressalta o estudo.

O resultado foi bem interessante, já que os padrões espaço-temporais de pacientes internados e laboratorias mostraram diferenças consideráveis com as previsões determinadas anteriormente. Por conseguinte, o maior movimento foi um "motor" para o bem-estar.

O que isso quer dizer em termos práticos? Nós pensamos que atividades de estímulo mental, como corridas, natação e bicicleta, ajudam na cognição e na sensação de bem-estar. Se você tinha essa hipótese, ótimo. É isso mesmo.

Mas, conforme o estudo, o simpls ato de visitar uma variedade de locais diferentes está relacionado diretamente com uma sensação de bem-estar e, consequentemente, felicidade. E isso pode ser percebidos com os pacientes que enfrentavam quadros de depressão e ansiedade.

A pesquisa pode ser lida na íntegra pelo site da BMC Psychiatry.