Para qualquer concurseiro realizar o sonho de começar uma carreira pública de sucesso, primeiramente é preciso se preparar para enfrentar as provas do certame e, claro, ser aprovado nelas. E para que essa realidade faça parte da sua vida, selecionamos sete dicas sobre como organizar os estudos.
Leia essa matéria até o final e siga todas elas à risca. Pode até não ser fácil em um primeiro momento, mas é totalmente possível deixar a procrastinação de lado e ter uma preparação mais eficiente. Bora lá conferir?
Como organizar os estudos
1) Faça um cronograma
Um cronograma de estudos permite ao concurseiro ter uma visão ampla dos assuntos que precisam ser estudados, o que deixa tudo mais bem organizado, no dia a dia. Dessa forma, crie uma espécie de agenda semanal e faça a distribuição das disciplinas ao longo de cada uma delas.
Essa metodologia também permite ao concurseiro variar o conteúdo que está sendo estudado, além de ter uma noção do que ainda falta aprender. Por isso, jamais abra mão de um cronograma de estudos, já que essa ferramenta pode te ajudar a ser aprovado no certame.
2) Reserve um tempo para a revisão
Outra dica sobre como organizar os estudos. A revisão é essencial para que a mente do concurseiro consiga assimilar todas as informações recém-aprendidas. Por isso, você não deve se esquecer de reservar um tempinho para revisar o conteúdo estudado no dia.
A “curva do esquecimento” acontece quando o candidato não faz revisões frequentes dos assuntos estudados. O ideal é que em seu cronograma de estudos tenha um tempo reservado para as revisões de conteúdo. Não negligencie essa dica, combinado?
3) Tenha um local adequado para estudar
Mais um macete sobre como organizar os estudos. Você sabia que a sua mente pode aprender com mais rapidez e facilidade se você estiver estudando em um ambiente sem barulho, sujeira, com uma boa iluminação e ventilação, além de ter móveis que permitem uma ergonomia adequada? É verdade.
Por isso, se for possível, procure sempre estudar em um local adequado ao aprendizado. Lembre-se de que a sua mente precisa conseguir se manter focada nos estudos. E um ambiente propício pode ajudar bastante o concurseiro a ter uma maior produtividade e organização, no dia a dia.
4) Estabeleça seus horários de estudo
Se você quer realmente saber como organizar os estudos, essa dica também é válida. O concurseiro precisa ter horários regulares de estudo, para que a sua mente e seu corpo se acostumem com a rotina diária. Estudar cada dia em um horário diferente pode aumentar o risco de procrastinação, o que afeta diretamente a produtividade.
Por isso, tenha horários fixos para começar e terminar os estudos. Dê preferência para os horários que você acha que é mais produtivo, já que o seu aprendizado poderá ser mais satisfatório. Jamais estude quando estiver mentalmente cansado, já que essa atitude não é a mais indicada.
5) Como organizar os estudos: Fique bem longe das distrações
Elas estão por toda parte, já que estamos na era digital. As distrações são as principais inimigas de todo concurseiro, já que fazem ele perder um tempo que poderia estar sendo usado em prol do aprendizado. Se você deseja ser mais produtivo no dia a dia, evite qualquer tipo de distração.
Quando estiver estudando, deixe o seu celular desligado, desative todas as notificações do seu e-mail e das suas redes sociais, evite estudar em um ambiente com muita poluição visual ou com um alto nível de ruídos externos. Ou seja, tudo aquilo que possa atrapalhar a sua concentração deve ser eliminado de vez.
6) Escolha uma metodologia de aprendizagem
Essa também é outra dica sobre como organizar os estudos. O concurseiro precisa escolher uma técnica de aprendizagem que tenha compatibilidade com o seu estilo. Estudar utilizando uma metodologia na qual você se identifica pode facilitar o seu aprendizado, sabia?
Por isso, jamais estude usando uma técnica diferente a cada dia, pois isso pode causar confusão em sua mente, dificultando a assimilação das informações. Você pode (e deve) até experimentar várias metodologias, mas na hora de pegar firme nos estudos, deve usar somente uma, fechado?
7) Como organizar os estudos: Faça pausas frequentes
Tem muito concurseiro por aí que precisa organizar os estudos, mas se esquece de fazer intervalos regulares durante o dia. A nossa mente precisa de um tempo para assimilar o que acabou de aprender, por isso, as pausas são necessárias.
Um macete interessante é: a cada duas horas de estudo, dê um tempo de uns 15 a 20 minutos para relaxar a mente e alongar o corpo. Isso é necessário para que o seu cérebro consiga reter as informações recém-aprendidas com uma maior efetividade.