Os smartphones de hoje melhoraram muito seus recursos de carregamento. Agora, com apenas alguns minutos conectados, podemos ter autonomia para o dia todo. A isso devemos acrescentar que estamos começando a ver baterias com maior capacidade sem sacrificar excessivamente seções de design como a espessura. Mas por que o celular às vezes demora para carregar?
Este é um dos dilemas mais frequentes e para o qual pode ser difícil encontrar uma única causa. No entanto, existem muitos fatores que podem resultar em um carregamento mais lento do que o normal. É algo que perceberemos rapidamente, principalmente se estivermos com o mesmo aparelho nas mãos há muito tempo.
Felizmente, a maioria das causas tem uma solução simples e uma explicação clara que nos permitirá resolver o problema. Confira a seguir.
6 motivos que podem estar por trás do carregamento lento do celular
1. Você está deixando aplicativos abertos em segundo plano
Os telefones que demoram uma eternidade para carregar também podem ter dificuldade em manter a carga quando usados. Um aplicativo não autorizado, ou aplicativos em segundo plano em geral, pode ser o motivo disso.
Tanto o Android quanto o iOS agora têm ferramentas para você descobrir quais aplicativos estão sendo executados em segundo plano. Para dispositivos com sistema Android, consulte o menu de uso da bateria encontrado em Configurações > Bateria.
No seu iPhone, selecione Bateria no aplicativo Configurações para ver quais aplicativos estão abertos. Quando você achar que localizou o aplicativo desagradável, exclua-o e veja se a duração da bateria e a velocidade de carregamento melhoram.
2. Você está carregando seu telefone a 100%
Muitas pessoas acreditam que carregar o telefone 100% sempre é a melhor maneira de garantir uma vida útil mais longa da bateria. No entanto, este é um mito comum. Na realidade, carregar dessa forma pode ocasionar um efeito contrário. Em vez disso, é recomendável carregar o telefone em cerca de 80% e evitar deixá-lo cair abaixo de 20% para garantir a duração ideal da bateria.
3. Você está usando o carregador errado
A razão mais direta pela qual seu telefone celular pode estar carregando mais lentamente do que antes pode não ter nada a ver com o próprio telefone. Em vez disso, você pode ter um cabo ou adaptador ruim ou uma fonte de alimentação fraca.
Os cabos USB passam por muita coisa, especialmente em residências com vários usuários e dispositivos. Eles podem cair, ser dobrados e pisados, ou mantidos em locais com variação de temperaturas. Portanto, antes de tudo, troque o cabo e veja se isso elimina o problema. Você também deve trocar o adaptador e ver se isso faz diferença.
Além disso, usar o carregador errado também pode fazer com que o celular carregue mais devagar. Certifique-se de usar o carregador que acompanha o telefone ou um recomendado pelo fabricante. Usar um carregador barato e de outra marca pode causar danos à bateria e até ao próprio telefone.
4. Você está carregando seu telefone em temperaturas extremas
A exposição a temperaturas extremas também pode danificar a bateria do telefone. Carregar o telefone em um carro quente, por exemplo, pode fazer com que a bateria superaqueça e o aparelho carregue mais lentamente. Para evitar isso, tente carregar o telefone em um local fresco e seco, longe da luz solar direta.
5. Você mantém o case no celular durante o carregamento
Embora as capas de telefone possam oferecer proteção para o seu dispositivo, elas também podem fazer com que o telefone superaqueça durante o carregamento, tornando-o mais lento. Quando o telefone está com capa, ele pode reter o calor, o que pode causar danos à bateria. Para evitar isso, remova o case do telefone antes de carregá-lo.
6. Você usa seu telefone enquanto ele está carregando
Usar o telefone durante o carregamento também pode causar danos à bateria. Quando você está usando o celular, ele gera calor, o que pode fazer com que a bateria superaqueça e ele carregue devagar. Se você precisar atender uma ligação, por exemplo, desconecte o carregador para evitar gerar muito calor.
Por fim, é normal que pelo menos um ano depois de termos o nosso smartphone, a bateria apresente sinais de degradação. Apesar de não ser uma regra, é verdade que sua vida útil depende do nosso manuseio correto.
Além disso, o segredinho da indústria é que as baterias de íons de lítio não duram para sempre e só podem ser recarregadas um número limitado de vezes. Portanto, pode ser que a própria bateria esteja causando a recarga lenta. Nesse caso, é mais do que aconselhável buscar assistência técnica para obter a melhor solução para o problema, que quase certamente exigirá a troca da bateria.