Os sotaques, gírias, vícios de linguagem e variações linguísticas alteram a forma com que as pessoas pronunciam algumas palavras e números, afetando a percepção sobre qual é a maneira correta da norma culta. Neste contexto, pode-se usar como exemplo a dúvida sobre qual é o jeito certo de escrever o número 14, uma vez que se usa tanto “catorze” quanto “quatorze”, a depender do falante.
Apesar disso, a Língua Portuguesa possui regras específicas que formalizam a utilização e descrição das dezenas. No geral, a dúvida surge porque no Português Brasileiro é mais comum utilizar de uma maneira, enquanto no Português Europeu se vê de outra forma, e ambas acabaram se misturando com o tempo. Saiba mais informações a seguir e descubra o que é correto:
Qual é o jeito certo de escrever: catorze ou quatorze?
Em primeiro lugar, tanto catorze quanto quatorze estão corretos e são considerados válidos na Língua Portuguesa. Anteriormente, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado em 1990, estabeleceu que a utilização correta no Brasil é quatorze, enquanto em Portugal é mais comum utilizar catorze, sendo essa a forma preferencial dos falantes.
De acordo com a etimologia, a palavra quatorze é derivada do termo em latim quattuordecim que representa o numeral cardinal invariável ou o ordinal equivalente de quartus decimus. Apesar disso, a palavra catorze também possui uma origem semelhante, partindo de quatuordecim. Isso indica que ambas possuem o mesmo significado, apesar das diferenças gráficas.
Em todos os casos, a utilização entre catorze ou quatorze depende de alguns fatores. Comumente, deve-se considerar o contexto em que são utilizadas, a preferência do locutor e o público a que se destina o discurso. Para algumas pessoas, quatorze é uma expressão mais formal e pomposa, por isso deve ser utilizada em ambientes de trabalho, mas isso não é uma norma.
De todo modo, deve-se optar por utilizar a maneira que for de mais fácil entendimento e leitura ao público.