CARREIRA: 10 motivos para fazer um curso de tecnólogo

Um curso de tecnólogo pode ser a opção ideal para quem deseja conquistar um diploma com rapidez e economia. Confira alguns motivos para fazer essa escolha.

Você já ouviu falar de curso tecnólogo? Também conhecido como graduação tecnológica ou curso superior de tecnologia (CST), essa formação garante um diploma de nível superior, e permite que o estudante alcance uma formação profissional em menos tempo que opções como o bacharelado ou licenciatura. Mas será que esse tipo de curso vale a pena?

continua depois da publicidade

Para muitos, fazer uma graduação tecnológica pode ser uma ótima ideia, principalmente para quem deseja um diploma de nível superior mas não possui tempo o suficiente para estudar em uma universidade. Normalmente, o curso pode durar de 2 a 3 anos, possui 4 ou mais das graduações tradicionais e é bem aceito pelo mercado de trabalho.

Hoje, confira 10 motivos para fazer um curso de tecnólogo, e aprenda mais sobre esse tipo de graduação.

Leia também

1. Estudo prático

Os conteúdos dos cursos tecnólogos são apresentados de maneira mais dinâmica que opções mais tradicionais. Essa graduação permite que o aprendizado seja prático e condizente com a realidade do mercado de trabalho. Assim, o estudante é preparado desde o início para vivenciar situações da rotina profissional.

continua depois da publicidade

2. Garantia de empregabilidade

Por serem criados a partir de demandas específicas do mercado, profissionais formados como tecnólogos são bem aceitos em muitas empresas, visto que possuem todas as qualificações necessárias para alguns cargos. O ingresso no mercado é ainda mais rápido, pois o curso é menor e a preparação começa ainda no primeiro dia de aula.

3. Maior salário

Um diploma de nível superior pode garantir uma remuneração mais alta do que a de um técnico, por exemplo, formado em nível médio.

4. Bom custo-benefício

Em instituições particulares, cursos superiores de tecnologia possuem mensalidades mais baratas do que graduações tradicionais, o que permite que o estudante invista em sua formação com mais economia.

5. Variedade de áreas

No geral, a graduação tecnológica foca em áreas específicas, permitindo que um indivíduo possa aprender sobre algo que deseja sem passar anos cursando e tendo aulas sobre outros temas de menos interesse. Para atuar em uma área específica da Administração, por exemplo, basta fazer o curso para tal, sem que a graduação no curso bacharelado seja necessária.

continua depois da publicidade

6. Valorização do currículo

Um curso de tecnólogo sempre será uma forma de valorizar o currículo. Para quem está em busca da primeira oportunidade de emprego, não existirão desvantagens competitivas em comparação a alguém que tenha se formado em licenciatura ou bacharelado, por exemplo.

7. Realocação profissional

Ao longo do tempo, é comum sentir insatisfação com a posição ocupada na profissão. Na maioria das vezes, muitas pessoas sequer sabem dizer qual seria o verdadeiro motivo de ter ingressado em determinada carreira, sendo apenas levadas pelas circunstâncias da vida.

Para quem vive esse dilema, porém, o curso de tecnólogo pode ser uma ótima oportunidade. Por ter menor duração e menor investimento, a caminhada para respirar novos ares em uma nova carreira é muito mais curta e satisfatória.

continua depois da publicidade

8. Facilidade para conciliar obrigações

Para quem irá ingressar em um curso tecnólogo e lidar com outras obrigações, o trabalho pode ficar ainda mais fácil. Afinal, a maioria ocorre durante o período noturno, e possui muitas opções online. Isso permite que seja possível organizar atividades da rotina, precisando lidar apenas com tarefas em ambiente digital e, na maioria das vezes, flexíveis.

9. Variedade de cursos

As graduações tecnológicas ofertam, atualmente, mais de 100 oportunidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em várias áreas, como informática, design, saúde, gestão e indústria. Assim, torna-se mais simples reconhecer um curso que tenha afinidade, com disciplinas alinhadas com o mercado atual e suas demandas.

10. Diploma reconhecido

Mesmo que muitas pessoas acreditem que o diploma de um curso que dura muito menos que uma graduação tradicional não seja válido, essa ideia é falaciosa. Afinal, o que determina a validade de um diploma não é a carga horária ou a duração, mas sim o reconhecimento do MEC.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade