Atualmente o celular é quase uma extensão do nosso corpo. Costumamos usá-lo o dia todo, seja para trabalho ou entretenimento, adotando métodos, até mesmo arriscados, para que fique carregado por mais tempo. Nessa linha, uma das discussões mais frequentes é se carregar 100% da bateria compromete a vida útil do celular.
Diante disso, a primeira coisa a saber é que as baterias atuais são feitas de íon de lítio, devido sua capacidade e eficiência. Além disso, os aparelhos modernos possuem sistemas de gerenciamento e otimização que limitam o fluxo de energia quando a bateria atinge sua capacidade máxima. Contudo, é preciso estar atento às recomendações dos fabricantes.
Carregar 100% da bateria afeta a vida útil do celular?
De acordo com a Apple, uma bateria típica de iPhone é feita para manter cerca de 80% de sua capacidade original após completar 500 ciclos de carga, o que corresponde a aproximadamente dois a três anos de uso.
Além disso, um estudo revelou que smartphones fabricados em 2019 têm a capacidade de suportar aproximadamente 850 ciclos completos de carga antes de atingir uma capacidade inferior a 80%.
Na mesma linha, a Samsung também recomenda não carregar a bateria até 100% com muita frequência, pois isso pode afetar negativamente a sua vida útil. Em vez disso, é orientado chegar aos 80% e não deixar que ela caia abaixo de 20%.
E quanto ao risco de sobrecarga?
A maioria dos telefones modernos possui uma proteção integrada que interrompe automaticamente o carregamento da bateria além de 100%. No entanto, cada vez que cai para 99%, devido a aplicativos executando em segundo plano, ela começa a carregar lentamente, e isso pode desgastar a bateria com o tempo.
Por este motivo, alguns fabricantes oferecem recursos como atrasar o carregamento em mais de 80% nos iPhones da Apple e a opção de limitar a carga em 85% nos telefones Galaxy da Samsung.
A bateria do celular pode explodir?
Embora seja muito improvável que um smartphone exploda durante o carregamento, é importante mencionar que existem casos que ocorreram devido a falhas de fabricação, hardware de baixa qualidade ou danos físicos. Ademais, o uso de carregadores ou cabos incorretos, defeituosos ou paralelos também pode resultar em superaquecimento, risco de incêndio e prejuízos ao telefone.
Dicas para manter a saúde da bateria do seu celular
Se você possui um smartphone mais moderno, provavelmente ele conta com mecanismos de segurança integrados para proteger a bateria, porém adotar estes hábitos pode fazer com que ela dure ainda mais:
- Diminua o brilho da tela para economizar energia, evitando o consumo excessivo de bateria;
- Desligue as notificações de aplicativos que você não usa com frequência para evitar o uso desnecessário da bateria;
- Certifique-se de encerrar completamente os aplicativos que não estão em uso, pois eles podem continuar consumindo energia em segundo plano;
- Desligue Wi-Fi e Bluetooth quando não estiver em uso;
- Ative o modo de economia de energia quando o aparelho estiver descarregando para prolongar a duração;
- Instale as atualizações mais recentes para aproveitar os aprimoramentos de eficiência da bateria do fabricante;
- Garanta que seu carregador atenda aos padrões de segurança para evitar problemas danos ao aparelho e até mesmo acidentes;
- Proteja seu telefone contra temperaturas extremas, que podem causar danos à bateria;
- Não carregue seu celular além de 80% e evite que a bateria caia abaixo de 20%;
- Não deixe seu telefone carregando por longos períodos, desconecte-o quando atingir 100%;
- Mantenha o aparelho e o carregador em locais arejados durante o carregamento;
- Esteja atento a sinais de problemas na bateria, como carregamento lento ou rápida descarga;
- Se o telefone esquentar muito ou ficar inchado, procure assistência autorizada.