Está chegando o Carnaval: uma das mais populares e divertidas festas do Brasil. Seja nas ruas ou em destinos turísticos, é fato que essa época movimenta multidões (e foliões), que aproveitam a folga para viajar, festejar ou apenas descansar.
Às vezes a celebração acontece em fevereiro. Outras vezes, porém, ela vem em março: o Carnaval não tem uma data fixa. Neste ano, a festa ocorrerá entre os dias 1º/3 e 4/3, incluindo o dia 5/3 como Quarta-Feira de Cinzas.
Mas afinal, qual seria o motivo para a data mudar todos os anos se o calendário em si permanece igual? Entenda melhor a razão para essa movimentação abaixo.
Por que o Carnaval muda de data?

As datas de Carnaval dependem de outro feriado muito importante: a Páscoa. Foto: Reprodução / Pexels
A flexibilidade do Carnaval no calendário está atrelada a outro evento bem importante e religioso: a Páscoa.
Desse modo, a data varia anualmente porque é calculada com base no calendário cristão da Igreja Católica, estando diretamente relacionada ao restante das celebrações móveis, que são a Páscoa, a Sexta-Feira Santa e a Quarta-Feira de Cinzas.
A partir de então, pode-se dizer que o Carnaval depende da Páscoa. Os elementos variáveis são as datas estabelecidas para a festa religiosa, a mudança das estações do ano e até mesmo o calendário lunar.
O Carnaval marca o período de liberdade anterior à Quaresma, que ocorre no intervalo de 40 dias até a Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa.
Para calcular a festa, que cai em fevereiro ou em março, é necessário considerar os seguintes fatores:
- O Domingo de Ramos é celebrado sete dias antes da Páscoa, comemoração feita para relembrar a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém;
- O Domingo de Ramos inicia a Semana Santa, que termina com a ressurreição de Jesus na Páscoa;
- Exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos ocorre a terça-feira de Carnaval.
Desse modo, a folia é celebrada 47 dias antes da Páscoa, logo, sete domingos antes do feriado religioso.
A Páscoa, por sua vez, é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério norte. Por consequência, no hemisfério sul, depende do equinócio de outono.
Carnaval é feriado?
No Brasil, o Carnaval é oficialmente classificado como ponto facultativo, e não como feriado nacional.
Isso significa que, de modo legal, não existe uma obrigatoriedade de folga durante os dias de festa.
A decisão de considerar a data como feriado ou não fica a critério de cada empregador em âmbito privado, além de cada município ou estado no setor público.
Quando uma data é considerada ponto facultativo, as instituições públicas podem escolher entre suspender ou não suas atividades. Contudo, não existe a mesma imposição legal para empresas privadas.
Seja como for, na época, a maioria das prefeituras e governos estaduais emitem decretos que estabelecem a suspensão de atividades durante os dias de festa, especialmente em cidades onde a celebração têm grande impacto cultural e econômico, como na Bahia, Recife e Rio de Janeiro.
Geralmente, empresas privadas também colocam os dias de Carnaval como feriados móveis: assim, fica a critério do funcionário trabalhar ou não.
Para que não restem mais dúvidas, confira abaixo como ficou o calendário de Carnaval de 2025:
- 1º de março: sábado de Carnaval;
- 2 de março: domingo de Carnaval;
- 3 de março: segunda-feira de Carnaval (ponto facultativo);
- 4 de março: terça-feira de Carnaval (ponto facultativo);
- 5 de março: Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h).