Com a época das festas e folia de Carnaval chegando, muitas pessoas vão para as ruas comemorar. Contudo, existem 5 formas de proteger os apps de banco no seu celular que você precisa conhecer para curtir com segurança.
Dessa forma, você não passa nenhum aperto caso perca o celular durante os bloquinhos de Carnaval. Porém, essas são práticas que os usuários podem adotar durante todo o ano também. Entenda mais a seguir.
Como proteger os apps de banco no celular?
1. Coloque os seus aplicativos em locais seguros
Ao invés de deixá-los vulneráveis logo na página inicial do seu dispositivo, coloque-os em pastas. Você pode realizar esse procedimento agrupando aplicativos na tela inicial, porque as pastas são criadas automaticamente.
A depender do dispositivo e do sistema operacional, há também a possibilidade de criar uma senha de acesso para essa pasta. Assim, somente você poderá abrir esses aplicativos, que ficam escondidos no dispositivo.
2. Não baixe qualquer tipo de aplicativo
Na hora de baixar o aplicativo do ingresso da festa ou bloco de Carnaval, confira as condições de segurança e termo de privacidade. Você também precisa olhar qual é o tipo de permissão que está dando para aquele app.
Dessa forma, os usuários se protegem de ataques oportunistas ou aplicativos suspeitos. Sempre que possível, opte pelo envio do ingresso pelo e-mail ou SMS.
3. Não se conecte com redes públicas de internet
Quando você precisar de internet nos bloquinhos, é preferível que seus amigos roteiem o sinal móvel do que se conectar a uma rede pública. Isso porque elas são mais perigosas e deixam seus dados expostos.
Tome cuidado principalmente com as redes que não solicitam senha para acesso, somente dados pessoais ou login por conta de rede social. A partir dessa prevenção, você se protege de roubo de dados que afetam até seu celular.
4. Ative a autenticação de duas etapas
Opte pela autenticação de dois fatores para acessar os apps de banco no seu celular e proteja ainda mais as suas informações. Você pode fazer isso diretamente na plataforma da instituição financeira.
Ou então, acesse as configurações do celular para adicionar essa camada extra de proteção aos seus aplicativos. Para realizar esse procedimento, será necessário informar ao app outros meios de identificação para o seu acesso.
O usuário pode colocar um número de telefone como backup para o envio de SMS no caso de redefinição de senha, um e-mail para recuperação do cadastro e até criar perguntas de segurança. O importante é lembrar-se desses dados.
5. Não deixe os dados dos cartões salvos
Se quiser ir além dessas dicas, evite salvar os dados dos seus cartões em outros aplicativos, como bloco de notas ou até carteiras digitais. De preferência, apague essas informações para se proteger no caso de roubo ou furto.
O mesmo se recomenda sobre desativar o pagamento por aproximação no seu cartão de crédito ou débito. Ainda que seja mais trabalhoso digitar as informações sempre que for comprar algo, é também mais seguro.