A onda de calor que se instalou sobre o Brasil tem mexido com a cabeça de muitas pessoas. Mas pode ser uma boa oportunidade para quem está estudando e vai prestar concurso aprender um pouquinho mais de vocabulário. Por exemplo, quando o clima está muito quente, você diz que é um “calorzão” ou um “calorão”?
Já parou para pensar qual é a forma certa de escrever o aumentativo da palavra calor? Essas duas palavras são bastante usadas no vocabulário informal dos brasileiros, especialmente em épocas em que as temperaturas sobem muito. No entanto, apenas uma delas é correta de acordo com a ortografia da Língua Portuguesa.
Descubra a seguir se o certo é “calorzão” ou “calorão”. Veja também outras palavras que são muito utilizadas quando o tempo esquenta muito. Aproveite para navegar no nosso site e verificar outras palavras que você pode ter dificuldade na escrita, como “pôr-do-sol ou pôr do sol”.
Dê uma passeada pelos nossos artigos e confira as várias dicas de Língua Portuguesa e o que fazer na hora de estudar para concursos públicos. Confira quais são os editais abertos e os previstos que ainda devem sair.
Calorzão ou calorão? Veja qual é o certo
Primeiramente, é preciso lembrar que alguns termos informais usados no dia a dia não estão necessariamente errados. Isso porque a Língua Portuguesa está em constante mudança, sofrendo alterações a todos os momentos e adicionando novas palavras. No entanto, é preciso ter atenção.
Está tudo bem utilizar palavras que não se encaixam nas regras normativas em conversas rotineiras. Mas, na hora de escrever uma redação, é necessário utilizar o vocabulário formal. Segundo as regras de Português, a palavra calor possui dois aumentativos corretos: calorão e canícula.
É isso mesmo que você leu: está certo utilizar calorão. Num geral, para determinar o aumentativo de uma palavra, basta acrescentar o sufixo -ão. É exatamente o que acontece com “calor”. CALOR + ÃO = CALORÃO.
Já canícula é uma maneira muito formal de se referir a um calor forte demais. Esse termo é utilizado para falar das ondas de calor com massas de ar quente estacionárias. Não é uma palavra que a maioria das pessoas usa por aí, mas é correta.
Agora você deve estar se perguntando: calorzão está certo ou errado? Em teoria, não existe o aumentativo de “calor” que conte com a letra Z. Ou seja, pela regra normativa, “calorzão” está errado. Contudo, isso não quer dizer que você não possa utilizar numa conversa normal. Com certeza as pessoas vão entender o que você quer dizer.
Exemplos do aumentativo de calor
Com a massa de ar quente predominante sobre o Brasil, devendo ficar ao longo dos próximos meses, você provavelmente vai ouvir frases como:
- Meu Deus! Que calorão!
- Não aguento mais esse calorão. Quero que fique frio logo.
- Se chover, será que diminui esse calorão?
- Vamos tomar um sorvete para ver se passa esse calorão.
- O calorão é bom para curtir uma piscininha com os amigos.
E a palavra “quentura”, existe?
Se estamos falando de muito calor, existem alguns outros termos que podem gerar dúvidas. Um dele é a palavra “quentura”. Apesar de soar engraçada, ela está correta pelas regras de ortografia da Língua Portuguesa. No dicionário, ela é definida como:
- estado do que é quente;
- calor;
- alta temperatura.
Então, sim, você pode dizer “ninguém aguenta mais essa quentura”.
Outras palavras usadas em ondas de calor
Uma palavra muito comum para se usar quando as temperaturas sobem é “mormaço”. Esse termo significa, de acordo com o dicionário:
- Temperatura abafada;
- Quente;
- Neblina quente e úmida causada por calor forte.
Sabe qual é outra expressão que muita gente utiliza? Bafor. Já ouviu falar dessa? Esse termo é comumente usado para falar do clima abafado, sendo uma junção das palavras “bafo” e “calor”. No entanto, é totalmente informal e não está nas regras da Língua Portuguesa.