Califórnia, Tailândia e mais: 9 cidades brasileiras com nomes “gringos”

As cidades com nomes 'gringos' mostram a diversidade cultural e histórica do Brasil e homenageiam diversos destinos globais.

O Brasil é um país gigante, com uma impressionante diversidade geográfica e cultural. Dentre seus 5.571 municípios, muitos possuem nomes inusitados, como Ressaquinha, Anta Gorda e Feliz Natal.

continua depois da publicidade

Por outro lado, algumas cidades brasileiras foram batizadas com nomes ‘gringos’, ou seja, inspirados em destinos internacionais. Sim, você pode visitar Califórnia, Buenos Aires, Barcelona e até Tailândia sem precisar sair do país. Confira onde ficam essas cidades.

1. Barcelona (RN)

Leia também
Qual a cidade mais americana no Brasil, qual a cidade do Brasil com o nome mais estranho, quantas cidades homonimas existem no Brasil, quais são as 10 cidades brasileiras com nomes gringos.

Podemos encontrar cidades brasileiras com nomes ‘gringos’ praticamente em todas as regiões do país. Foto: Reprodução / Pixabay

Localizada no Rio Grande do Norte, a cidade de Barcelona tem cerca de 4 mil habitantes e fica a 90 km de Natal. Banhada pelo rio Potengi, a cidade não possui praias, mas é cercada por serras como a Arara e a Vermelha, ideais para trekking e esportes radicais.

Antes de se chamar Barcelona, o município era conhecido como Salgado, devido à salinidade do solo. A mudança de nome ocorreu em 1929, em homenagem a um seringal na Amazônia onde o prefeito da época havia trabalhado.

continua depois da publicidade

2. Buenos Aires (PE)

Situada em Pernambuco, a 80 km de Recife, Buenos Aires tem aproximadamente 13 mil habitantes. A cidade é marcada por canaviais, capelas e antigos engenhos coloniais, como o Bandeirantes, Cavalcanti e o Conceição.

Diferente da capital argentina, aqui o forró é mais popular que o tango, mas o time de futebol local homenageia o Boca Juniors. A paisagem serrana e a arquitetura colonial fazem da cidade um destino encantador.

3. Califórnia (PR)

No norte do Paraná, a 348 km de Curitiba, Califórnia é uma cidade de 8,5 mil habitantes conhecida por suas cachoeiras, como a do Sítio Barra Nova e a Cachu do Córrego Atum.

A Igreja Matriz São Francisco de Assis, com sua arquitetura gótica e torres imponentes, é um dos principais pontos turísticos. A cidade também se destaca pelos doces caseiros preparados no fogão à lenha, famosos em todo o estado.

continua depois da publicidade

4. Colômbia (SP)

Com 6,2 mil habitantes, Colômbia está localizada na divisa de São Paulo com Minas Gerais, a 466 km da capital paulista. O rio Grande é o maior atrativo, especialmente para a pesca esportiva.

A Orla Municipal e a Praça do Mirante são pontos de lazer populares. A cidade já foi chamada de Porto Cemitério devido a conflitos entre viajantes, mas o nome atual foi adotado em 1959, inspirado em uma parada de trem.

5. Costa Rica (MS)

No Mato Grosso do Sul, Costa Rica tem quase 21 mil habitantes e é conhecida como a capital dos esportes de aventura.

O Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú abriga o Salto do Majestoso, uma cachoeira de 64 metros de altura, e oferece atividades como arvorismo e tirolesa.

continua depois da publicidade

O nome da cidade foi dado por José Ferreira da Costa, que fundou o povoado nos anos 1960, inspirando-se na fertilidade da terra.

6. Equador (RN)

Localizada no Rio Grande do Norte, a 280 km de Natal, Equador tem 5,3 mil habitantes e é conhecida pela extração de caulim.

A Capela de São Sebastião e o Açude dos Mamões são atrações locais, além das festividades como o Equaforró e a festa do padroeiro São Sebastião.

O nome foi adotado em 1917, substituindo o antigo “Periquito”, que fazia referência aos pássaros da região.

7. Flórida (PR)

No Paraná, Flórida tem um clima e vegetação que lembravam os fundadores da cidade do estado americano homônimo. A cidade é conhecida por sua tradição country, com eventos como a cavalgada.

continua depois da publicidade

A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas, e a simplicidade do local atrai visitantes em busca de tranquilidade.

8. Nova Iorque (MA)

No Maranhão, Nova Iorque tem cerca de 5 mil habitantes e fica a 570 km de São Luís. A Praia do Caju e o lago da Boa Esperança são os principais atrativos.

A cidade recebeu o nome em homenagem ao americano Eduardo Burnet, que se estabeleceu na região no século XIX. Assim, como sua contraparte gringa, o município também possui a sua própria Ilha Manhattan no meio do Lago da Boa Esperança.

9. Tailândia (PA)

No Pará, Tailândia tem mais de 72 mil habitantes e está a 271 km de Belém. A cidade é conhecida pela Exposição Agropecuária, realizada no Parque de Exposições Texas Rodeio, e pelo Balneário Parque Verde.

O nome foi escolhido pelo governador da região, que comparou os conflitos de terra locais à guerra civil tailandesa.

Leia também

Concursos em sua
cidade