Café é fruta? 5 fatos sobre o café que provavelmente você não sabia

O Brasil é um dos líderes globais na produção de café, mas será que esse produto é uma fruta ou tem outra classificação biológica? Nesse sentido, existem 5 fatos sobre o café que provavelmente você não sabia.

Em 2022, a produção total da safra de café no Brasil foi de 50,92 milhões de sacas de 60kg, o que representa um acréscimo de 6,7% em relação ao ano anterior. Contudo, muitos brasileiros não conhecem direito o produto que faz do país um dos líderes globais na produção e exportação. Afinal, café é fruta?

continua depois da publicidade

Os 5 fatos sobre o café que provavelmente você não sabia envolvem os aspectos da origem, chegada ao país, distribuição e tipos. Mais do que o tradicional café preto, existem diversas variedades e especificidades sobre esse produto, que o tornam um patrimônio nacional. Saiba mais informações a seguir:

5 fatos sobre o café que provavelmente você não sabia

Leia também

1) Café é fruta?

O café é uma fruta obtida a partir do cafeeiro, um arbusto selvagem que faz parte da família das Rubiaceae e ao gênero Coffea. Nesse caso, é uma planta original da África que possui mais de 6 mil espécies diferentes ao redor do mundo, sendo a mais conhecida a Coffea arábica, que faz o tradicional café preto.

A fruta do café, quando está imatura, possui a cor verde, mas fica avermelhada com o passar do tempo por conta do processo de maturação. Em sua estrutura, é formada por uma casca e uma polpa que costuma ser doce quando está madura. No centro da fruta está localizada a semente, que é utilizada para produzir o café.

continua depois da publicidade

No geral, a fruta surge depois do florescimento do cafeeiro, que costuma acontecer no mês de setembro. A principal característica desse período é o surgimento de um aroma forte que se espalha por toda a plantação. A colheita acontece na forma da cereja, quando a fruta está bem vermelha.

2) O nome original não é café

Antes de se tornar café, o nome original do produto era qahwah, como foi chamado originalmente na Arábia Saudita, onde foi encontrado pro acaso. No entanto, o nome foi modificado para koffiee quando a bebida se tornou popular na Turquia, de modo que houve uma adaptação dos holandeses e italianos até se aproximar do nome atual.

De acordo com a historiografia, o café chegou em Portugal por volta do século 16 e recebeu essa nomenclatura. Portanto, ao chegar no Brasil já tinha essa designação, mas passou por modificações na pronúncia por conta da diferença entre os sotaques europeus e americanos.

continua depois da publicidade

3) Origem do café

Existem diversas teorias e histórias que descrevem a origem do café no mundo, mas a principal refere-se a uma lenda sobre um pastor da Abissínia, localizado na região da Etiópia. Por volta do ano 800, um pastor notou que as cabras ficavam muito dispostas e cheias de energia ao ingerir as frutas avermelhados do cafeeiro.

Depois de comer o alimento, os animais ficavam com mais ânimo e conseguiam caminhar muitos quilômetros, mesmo em terrenos íngremes onde não iam com facilidade. Com essa informação, o pastor contou a um monge, que experimentou a infusão da fruta e descobriu que gerava mais energia.

Por conta disso, estima-se que os primeiros cultivos do café aconteceram em monastérios islâmicos na região da Arábia, onde era chamado de qahwah.

continua depois da publicidade

4) Chegada ao Brasil

O café chegou ao Brasil após o sargento-mor, Francisco de Mello Palheta, ter roubado uma muda da Guiana Francesa e introduzido na cultura agrícola nacional. Em alguma versões, ele teria ganhado a muda de café arábico da primeira dama de um governador da capital, depois de seduzi-la.

O que tornou o cultivo possível foram as condições climática e a qualidade do solo no Brasil, garantindo que o produto se espalhasse rapidamente pelo país. A princípio, a muda trazida pelo sargento-mor Palheta foi introduzida em Belém, no Pará, mas teve como ponto de partida das grandes plantações a mata da Tijuca, no Rio de Janeiro.

5) Popularidade

De acordo com especialistas, o café é a segunda bebida mais popular do mundo, perdendo somente para a água. Entre as variações e preparos, o café expresso é o mais consumido, apesar das diferenças nas culturas alimentares globais.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade