Se você possui um cachorro em casa, certamente já se perguntou se ele consegue compreender suas palavras ou se apenas reage ao tom de voz e aos gestos.
Um estudo pioneiro da Universidade Dalhousie, no Canadá, parece ter desvendado esse mistério. As autoras revelaram que os cães são capazes de compreender, em média, 89 palavras ou comandos.
Publicada na revista “Applied Animal Behavior Science“, a pesquisa analisou a resposta de 165 cães de diferentes raças, idades e perfis, identificando que os mais inteligentes podem associar significados a mais de 200 termos.
Quais palavras os cães conseguem compreender?

Pesquisadores descobriram que os cachorros são capazes de associar quase cem palavras de forma consistente. Foto: Reprodução / Pexels
No experimento, os participantes relataram as diversas palavras e expressões que seus animais de estimação aparentam compreender, além de fornecer informações sobre a raça, idade, sexo e histórico de adestramento de seus companheiros peludos.
Para determinar quais termos os cachorros realmente reconhecem como parte de seu “vocabulário”, as pesquisadoras consideraram apenas palavras ou frases que provocavam uma reação clara nos animais.
Isso incluía olhar para cima, choramingar, correr, abanar o rabo ou executar uma ação específica relacionada ao comando — como sentar-se ao ouvir a palavra “senta”.
O estudo revelou que comandos básicos estão entre as expressões mais facilmente reconhecidas pelos cães. Entre elas, destacam-se “senta”, “vem”, “deita”, “fica”, “espera”, “não”, “ok” e “deixa”.
No entanto, as cientistas observaram que os cães reagem com maior frequência ao ouvir seus próprios nomes.
Além disso, vários pets demonstraram compreender termos relacionados a alimentos, como “doce”, “café da manhã” e “jantar”, bem como palavras associadas a brincadeiras, como “bola” e “esquilo”.
Algumas raças de cães conseguem entender mais palavras
As autoras também descobriram que o número de palavras assimiladas por cada cão varia de acordo com a raça.
Nesse contexto, as raças caninas que demonstram maior compreensão de palavras são o Pastor Australiano, o Border Collie, o Pastor Alemão, o Bichon Frisé, o Cavalier King Charles Spaniel e o Chihuahua.
Por outro lado, os cães que compreendem um número menor de palavras são o Beagle e o Boxer.
Outro aspecto relevante a ser destacado é que, embora esses animais consigam entender aproximadamente cem palavras, isso não significa que eles compreendam plenamente o significado de cada uma delas.
As cientistas destacam que a pesquisa atual marca uma etapa inicial relevante na criação de uma ferramenta capaz de detectar quais palavras têm maior chance de obter respostas dos cães.
Embora já existam estudos sobre a reação dos cães a comandos verbais, muitos deles apresentam limitações, seja no escopo (como ensinar apenas alguns comandos ou palavras associadas a objetos) ou no tamanho da amostra (por exemplo, focando em um único cão).
“Este trabalho está alinhado com evidências anteriores que indicam que os cães podem demonstrar maior facilidade em responder a instruções verbais do que a palavras relacionadas a objetos específicos. Com estudos mais aprofundados, nossa ferramenta pode se transformar em um recurso de pesquisa ágil, preciso e acessível para avaliar certas habilidades caninas e, quem sabe, auxiliar na identificação precoce do potencial de cães específicos para diferentes funções profissionais”, finalizam as autoras.