"Cadarço" ou "Cardaço": como realmente escreve?

Não quer errar na grafia da sua prova de redação do concurso público? Então, descubra se a escrita correta é "cadarço" ou "cardaço".

Se você já se pegou pensando sobre a forma correta de escrever uma determinada palavra, não se preocupe, pois isso é natural. Às vezes, a Língua Portuguesa pode ser um pouco confusa mesmo, especialmente quando se trata de palavras que parecem muito similares.

Por exemplo, a grafia correta é "cadarço" ou "cardaço", concurseiro? Elaboramos este artigo que vai te mostrar se a maneira correta de escrever é "cadarço" ou "cardaço", segundo a norma culta.

Se você é um concurseiro que sempre teve essa dúvida, recomendamos continuar a leitura até o fim. 

Afinal, se escreve "cadarço" ou "cardaço"?

Leia também

A escrita correta da palavra é "cadarço". Isso mesmo, sem o "r" no meio. Mas por que muita gente escreve "cardaço" então? Bem, pode ser simplesmente uma questão de hábito.

Às vezes, as palavras se tornam populares de uma certa maneira e as pessoas acabam adotando essa forma sem nem mesmo perceberem que está errado.

Então, da próxima vez que for escrever, lembre-se: é “cadarço” e jamais “cardaço”, combinado concurseiro? 

Existe a palavra cardaço?

“Cardaço” é uma palavra que tem uma utilidade bem limitada no português do Brasil. Na verdade, esse termo é bastante usado em Portugal para fazer menção aos resíduos que sobram das uvas depois que elas são pisadas para fazer vinho.

Ou seja, “cardaço” é aquilo que fica quando o líquido das frutas já foi extraído. Podemos dizer que o “cardaço” é uma espécie de sobra da produção de vinho que costuma ir para o lixo ou ser misturada na ração para animais de grande porte.

Além disso, em alguns lugares, o “cardaço” também pode ser chamado de “bagaço”.

Já em outras regiões, também é chamado de “cadraço”. Então, basicamente, são diferentes palavras para falar sobre a mesma coisa: os restos das uvas depois da extração do vinho.

Exemplos

Para uma melhor compreensão e para que você não erre mais na grafia, selecionamos 10 frases com a palavra “cadarço”, que é a forma correta da Língua Portuguesa. Olha só: 

  • Eu preciso comprar um cadarço novo para meu tênis;
  • Meu cadarço se desfez enquanto eu corria pela praça de esportes;
  • Você sabe como amarrar o cadarço do jeito certo?
  • O cadarço do meu sapato está sempre se desfazendo;
  • Tenho que trocar os cadarços dos meus tênis porque estão muito velhos;
  • O cadarço do meu tênis ficou todo sujo de lama;
  • Eu sempre amarro o cadarço do meu sapatênis bem apertado para não desamarrar;
  • Comprei um tênis novo, mas esqueci de comprar cadarços extras;
  • Meu filho aprendeu a amarrar o cadarço hoje na escola;
  • Você já viu como os cadarços dos tênis de corrida são diferentes?;

Então, da próxima vez que você estiver em dúvida sobre como escrever "cadarço", lembre-se: a letra "r" vem sempre depois do segundo “a” e não do primeiro.

Dessa forma, você poderá se sentir mais confiante em saber que está escrevendo da maneira certa em sua redação.

E lembre-se, não tenha medo de cometer erros, concurseiro. Afinal, é assim que aprendemos e melhoramos a nossa escrita, que precisa estar de acordo com a norma culta