Uma das plantas queridinhas para fazer parte da decoração de ambientes é, sem dúvida, o cacto. Afinal, além de ser charmosa, ela é sustentável por não necessitar de regas todos os dias, o que diminui o gasto com água, e não exige manutenção frequente, poupando nosso tempo na rotina corrida do dia a dia.
Não bastasse isso, os cactos ainda apresentam diferentes tamanhos e formatos, oferecendo variadas opções para decoração de ambientes. Hoje, existem mais de duas mil espécies da planta espalhadas pelo mundo, sendo que no Brasil já foram catalogados 100 tipos.
Os cactos são oriundos das Américas, mas hoje, podem ser encontrados no mundo todo. No nosso país, a planta é comumente encontrada na região Nordeste, na espécie mandacaru. Aqui, ainda há os cactos flores-de-maio, presentes nas florestas que percorrem o estado de Santa Catarina até o Espírito Santo.
Se você quer usar os cactos na decoração de sua casa, do seu trabalho ou outro ambiente, conheça, a seguir, os tipos mais usados para esse fim e como cuidar dessas plantas charmosas.
- Cacto-figueira-da-índia: esse tipo possui uma coloração verde-escura e acinzentada, com grandes flores brancas;
- Mandacaru: apresenta formato semelhante a um candelabro, podendo a chegar a seis metros de altura, – desse tipo de cacto nascem frutos carnosos e uma flor branca que desabrocha somente a noite;
- Cacto semáforo: podendo atingir entre três a cinco metros de altura, esse tipo de cacto apresenta hastes achatadas e cobertas de espinhos, ele ainda apresenta flores amareladas e frutos avermelhados.
- Coroa de frade: pequeno e arredondado, o coroa de fraude apresenta flores que se formam em seu chapéu vermelho e pontiagudo;
- Pilosocereus magnificus: chamando a atenção pela sua coloração verde azulada, apresenta flores estreitas e que aumentam ao longo do tempo, atingindo 6 cm de comprimento;
- Cacto pera: esse tipo de cacto apresenta folhas achatadas, com bordas arredondas e coloração verde, seus espinhos são longos e duros, enquanto suas flores apresentam uma coloração amarelada e aspecto delicado.
- Cacto macarrão: tipo de suculenta, o cacto macarrão não possui espinhos e apresenta uma aparência semelhante a fios de espaguete, além disso, suas folhas possuem um formato tubular, suas flores são brancas e pequenas, e os seus frutos podem ser vermelhos ou brancos.
Como usar os cactos na decoração de ambientes
Na decoração de ambientes, os cactos podem usados em ambientes internos como cozinha, quartos, salas de estar e de jantar. Além disso, elas podem ser dispostas nas janelas e nas varandas.
Outra forma de usar cactos, é coloca-los sobre a mesa de escritórios. Segundo o Feng-Shui, o ideal é posicioná-lo do lado esquerda de quem usa o móvel. Isso trará prosperidade.
Você pode ainda decorar ambientes com os cactos, colocando esses sobre prateleiras, vasos de parede, macramês e nichos.
Como cuidar dos cactos
Como dito no começo deste texto, os cactos são plantas sustentáveis, uma vez que não precisam ser regadas todos os dias, não demandando gasto de água. A frequência de regas depende do tamanho da planta. Mas, geralmente, é necessário regar os cactos uma vez por semana nos mais quentes. Já nos dias mais frios, mas regá-los a cada quinze dias.
Os cactos não gostam de umidade, por isso fique atento às chuvas e evite de coloca-los em ambientes úmidos, como o banheiro. Outra dica é cultivá-los em vasos de cerâmica e barro, pois neles a água evapora de forma mais fácil.
Outro cuidado para adotar na hora de usar cactos na decoração, é posicioná-los próximas a janelas ou portas permanentemente. No caso das espécies menores, elas devem colocadas ao sol algumas horas do dia. Isso se deve ao fato de que essas plantas necessitam de luminosidade para se desenvolverem de forma saudável.
Como dito, os cactos não exigem muita manutenção, mas para deixá-los ainda mais bonitos e saudáveis, vale investir em adubos e fertilizantes.