Você deve ter reparado que, em alguns momentos, o seu cachorro pode simplesmente uivar, não é? Esse som é considerado natural e pode ser a soma de vários motivos específicos. Tudo depende do contexto em que o seu pet está inserido e o que ele sente naquele momento.
Existe até mesmo uma superstição em torno do assunto. Alguns acreditam que o uivo dos cachorros pode ser sinal de morte, seja do próprio pet ou de alguma pessoa próxima. Será que isso é verdade mesmo? É o que vamos abordar ao longo da matéria.
Fique conosco e acompanhe a resposta no final do texto. Ah, e compartilhe o conteúdo com mais gente para que todos possam aprender, de fato, quais são os motivos por trás dos uivos dos cachorros. Não se esqueça de conferir outros artigos de nosso site.
Temos vários textos que abordam grandes curiosidades de conhecimentos gerais e, assim, você fica por dentro de respostas que você sempre quis descobrir, mas não havia lido em nenhum outro lugar.
Por que os cachorros realmente uivam? É sinal de morte?
Vamos começar desmistificando a superstição por trás do assunto. Não, os cachorros não uivam por terem previsto a morte de alguém ou deles próprios. Isso é apenas um mito que foi amplamente divulgado pelo senso comum ao longo dos anos.
É um som natural oriundo do instinto dos cães, que corresponde a uma herança de lobos que usavam o barulho para se comunicar com o restante da matilha. Mesmo sendo espécies diferentes há séculos, os cachorros e lobos ainda contam com características em comum.
E por que os cachorros fazem isso até hoje? Eles podem uivar por uma série de fatores distintos. Por exemplo, sinal de perigo, fome, felicidade e até mesmo saudade (de outros cães ou dos próprios tutores). As circunstâncias são múltiplas e não existe apenas uma resposta.
Além disso, os cães podem uivar quando desejam necessariamente se comunicar conosco. E eles fazem isso não só com uivos, mas também com latidos e grunhidos. Os pets querem passar uma mensagem específica, dependendo de cada caso e contexto.
Outro motivo diz respeito à ansiedade de separação com os tutores, além de ser uma forma de chamar a atenção de cadelas que possam estar no cio dentro das proximidades. Caso o uivo seja recorrente, é até interessante consultar um veterinário, já que pode ser sinal de dor também.