Buquê de rosas: descubra o significado de cada cor

Os buquês de rosas são presentes comuns no Dia dos Namorados, mas existe um significado por trás de cada cor. Por meio dessas informações, você consegue encontrar mensagens ocultas na hora de oferecer flores.

As rosas são flores presenteadas por parceiros, mas também em celebração às conquistas e até mesmo em respeito ao falecimento de alguma pessoa. Contudo, como a espécie possui diversas cores, tornou-se comum associar significados distintos para cada cor.

continua depois da publicidade

Sendo assim, existe uma espécie de etiqueta no gesto de oferecer flores, principalmente pela associação e mensagem criada com cada tonalidade. Com esse conhecimento, é possível entender o que está sendo dito para além do cartão ou do gesto realizado por outra pessoa. Saiba mais informações a seguir:

Qual é o significado de cada cor do buquê de rosas?

Leia também

1) Rosas vermelhas

Com certeza, as rosas vermelhas são as mais famosas na hora de presentear com um buquê. Considerado um clássico, é normal oferecê-las à pessoa amada, pois o vermelho está associado com a paixão, amor, desejo e sedução. Como uma cor quente, tem uma ligação com o elemento fogo, o coração humano e a sexualidade.

O simbolismo, por sua vez, está associada com o desejo, a excitação sexual, o contato humano e a relação íntima. A nível fisiológico, o vermelho estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea e gera energia ao organismo. Em alguns casos, pode estimular a autoestima, como acontece com o batom vermelho para as mulheres.

continua depois da publicidade

2) Rosas brancas

As rosas brancas são símbolos de delicadeza, ternura, beleza, feminilidade, juventude e harmonia. É comum presenteá-las no Dia das Mães, no aniversário de mulheres e até mesmo usar na decoração de casamentos. Conhecida como a “cor da luz” por refletir todos os raios luminosos, pode ser interpretada como um sinal de clareza.

Em alguns casos, o branco é a representação máxima da paz, da espiritualidade, da virgindade e da inocência. No Ocidente, está relacionada com a alegria, mas no Oriente remete à morte e ao luto. Por isso, é comum presentear ou decorar ambientes fúnebres e funerais com flores brancas.

Os buquês de rosas brancas costumam ser complementados por flores de outras cores, para criar um destaque ou uma composição mais delicada. Na medicina naturalista, os banhos com rosas brancas são usados para trazer tranquilidade e calma ao indivíduo.

continua depois da publicidade

3) Rosas cor-de-rosa

Semelhante às rosas brancas, os buquês cor-de-rosa costumam representar a delicadeza, juventude, harmonia, ternura e beleza, mas estão conectadas com a infância. Assim, são presentes comuns para gestantes e também adolescentes que estão passando pelo período de debutante, quando se realiza o tradicional baile de 15 anos de idade.

Por conta da associação da cor rosa com o universo feminino, essas flores são vistas como símbolos das mulheres. Em tons mais claros, estão atribuídas ao amor e romantismo, mas as tonalidades mais escuras referem-se à sensualidade, amadurecimento e sedução feminina.

Apesar disso, o rosa é o tom das emoções, da compreensão, dos sentimentos e dos afetos. Na interpretação dos sentimentos, refere-se ao estágio inicial e mais inocente das relações.

continua depois da publicidade

4) Rosas amarelas

As rosas amarelas são símbolos de riqueza porque simulam o dinheiro e o ouro. Porém, também representam a renovação e a transformação, uma vez que estão associados com os raios solares, a energia e a prosperidade. Como presente, são comuns entre amigos e familiares.

Em relação ao significado e simbolismo do amarelo, entende-se essa cor como representante do calor, da luz, do otimismo e da alegria. É o representante do verão, despertando a criatividade, estimulando o raciocínio, a imaginação e as atividades mentais nos indivíduos.

A depender da decoração do ambiente, o buquê de rosas amarelas inspira a concentração e a atenção. Ademais, ajuda no fluxo da comunicação entre as pessoas.

5) Rosas azuis

Por fim, as rosas azuis representam o mistério, a espiritualidade e o contato com o que é místico. Além disso, é um representante de tranquilidade, serenidade, pois na natureza está associada com a água e o céu. Na saúde, a cor azul ajuda a diminuir a circulação sanguínea, redução da temperatura corporal e regulação da pressão arterial. Como presente, é ideal para as pessoas mais velhas da família, como avós e tios.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade