BPC de Junho começa a ser pago pelo INSS; veja quem recebe hoje (24)

Calendário de junho do BPC tem início nesta segunda, 24/6. Veja grupos que recebem, regras atualizadas e valor do benefício.

O Benefício de Prestação Continuada, BPC, do mês-base de junho começa a ser pago em todo país a partir desta segunda-feira, 24/6. Todos os inscritos no programa terão direito à parcela no valor de R$ 1.420, que equivale ao salário mínimo vigente.

Além do escalonamento tradicional das datas, haverá antecipação para determinados grupos de beneficiários, o que permitirá o recebimento no primeiro dia do calendário. Isso sem a necessidade de aguardar pelo prazo definido conforme o documento NB.

Ao todo, mais de 5 milhões de cidadãos recebem o BPC no país. O auxílio, mesmo dentro do escopo do INSS, não é considerado como uma aposentadoria por ter caráter assistencial. Portanto, não é vitalício e os inscritos precisam cumprir as exigências.

Se alguma das pessoas ultrapassar o limite de renda per capita, por exemplo, possivelmente terá o benefício suspenso. A consulta atualizada da parcela de junho pode ser feita tanto pelo sistema Meu INSS quanto pela Central de Atendimento no número 135.

Leia também

Aposentados, pensionistas e inscritos em benefícios previdenciários temporários fizeram jus ao pagamento do 13º salário neste ano. No entanto, é importante relembrar que o BPC não prevê o abono extra justamente por ter caráter assistencial, não remuneratório.

BPC: informações sobre a parcela de junho

Com o início de um novo pagamento, faz-se necessário relembrar as regras que estão vigentes no programa. O valor, conforme explicamos anteriormente, continua sendo de R$ 1.420 pelo fato de o auxílio ter o salário mínimo como referência de repasses.

Para se tornar elegível, é preciso ser idoso com pelo menos 65 anos de idade ou pessoa com deficiência de qualquer faixa etária. Em ambos os casos, a legislação prevê que a renda familiar per capita seja de até 1/4 do piso nacional vigente. Ou seja, baixa renda.

Confira outros pontos pertinentes à parcela de junho do Benefício de Prestação Continuada:

  • Consulta já está disponível e pode ser feita no site ou aplicativo Meu INSS ao clicar na opção "Extrato de Pagamento";
  • Além da renda familiar, os cidadãos também precisam estar registrados no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Os dados do CadÚnico devem ser atualizados pelo menos uma vez a cada 24 meses;
  • Haverá antecipação do calendário de pagamentos para os inscritos que vivem em cidades do Rio Grande do Sul devido ao contexto de calamidade pública. Esse grupo receberá o valor nesta segunda-feira, 24/6, sem a necessidade de esperar pelo escalonamento do cronograma oficial do BPC;
  • Uma nova revisão está em estudo por parte da equipe interna do governo. A ideia seria de analisar a base de dados, no sentido de verificar quem deixou de se enquadrar nos requisitos do programa. No entanto, o início do procedimento ainda não foi anunciado ou divulgado pela equipe que ficará responsável pelo "pente-fino";
  • O saque da parcela deve ser feito em até 45 dias após a liberação do pagamento. Caso contrário, o valor retornará aos cofres públicos para iniciativas de assistência social.

Quem recebe a nova rodada nesta segunda-feira (24)?

Os beneficiários que vivem em cidades do Rio Grande do Sul tiveram o calendário antecipado e, portanto, recebem a parcela de junho nesta segunda-feira, 24/6, independentemente do penúltimo dígito do documento NB (Número de Benefício).

Os demais inscritos no BPC terão direito ao depósito a partir da lógica tradicional de pagamentos. Confira todas as datas:

Penúltimo dígito do NBData de envio
124 de junho
225 de junho
326 de junho
427 de junho
528 de junho
61 de julho
72 de julho
83 de julho
94 de julho
05 de julho

Calendário BPC