Quem não ama um bom banho? O momento de entrar no chuveiro é certamente um dos mais prazerosos, especialmente no fim do dia. Uma boa chuveirada basta para relaxar… Mas uma tendência vem incentivando muitos a melhorarem ainda mais essa parte tão fundamental do autocuidado.
A parte molhada do banheiro normalmente é separada pelas famosas cortinas ou pelo box de vidro, e isso já é algo esperado em boa parte das casas brasileiras.
No exterior, porém, a moda é outra, e ela está rapidamente tomando conta do território nacional. Mas qual seria essa nova tendência? Confira abaixo qual a aposta do design para um retorno ao clássico com muito conforto e estilo.
Conheça a nova tendência de banho
![Nova tendência de banho, Banheira, Banho](https://concursosnobrasil.com/wp-content/uploads/2025/02/nova-tendencia-de-banho.jpg)
As banheiras proporcionam conforto, relaxamento e até mesmo economia. Foto: Reprodução / Pexels
Esqueça os chuveiros: a aposta da vez é investir nas banheiras, elemento que não apenas deixa o banheiro mais elegante, como também proporciona muito conforto no momento do banho.
Um símbolo de luxo e conforto, por muitos anos, a banheira foi considerada um item inalcançável na casa de muitos. Porém, com a sua popularização ao longo dos anos, ficou cada vez mais fácil encontrar modelos de diferentes tamanhos, peças e revestimentos.
Desse modo, é perfeitamente possível encontrar opções mais em conta e, melhor ainda, descobrir um outro tipo de economia que ela ainda pode proporcionar.
A economia é fundamental
Esse detalhe é dedicado especialmente para aqueles que adoram passar um bom tempo debaixo do chuveiro. Os benefícios da banheira também envolvem a economia de água, já que só é necessário uma enchida para resolver todos os problemas.
Inclusive, o fato das banheiras renderem menos desperdício em números pode ser o único motivo necessário para fazer a substituição.
Estima-se que um banho de ducha de apenas 15 minutos gaste, em média, 200 litros de água. Uma banheira individual, por sua vez, consome cerca de 150 litros por banho: uma vez cheia, não é mais necessário adicionar água, e é possível permanecer dentro dela por quanto tempo desejar.
Relaxamento intenso
Existem vários tipos diferentes de banheira, mas um dos mais cotados por aqueles que desejam fazer essa substituição são as banheiras de hidromassagem.
Com uma série de dispositivos capazes de dispararem jatos de água com efeito massageador, esses modelos são maiores, mais luxuosos e ainda mais confortáveis que os comuns para banho.
Além disso, as banheiras de hidromassagem não precisam necessariamente ser instaladas no banheiro. É possível posicioná-las na área externa, substituindo ou complementando a piscina.
Valorização do imóvel
Os benefícios pessoais já seriam o suficiente para convencer alguém de apostar em uma banheira, mas ter uma em casa pode ser um investimento vantajoso no mundo imobiliário.
As banheiras valorizam os imóveis de formas inimagináveis, aumentando o interesse de compra e potencializando de forma significativa o seu valor comercial.
Desse modo, apesar do investimento inicial parecer salgado, à longo prazo, ele apenas trará bons frutos.
Alerta de tendência: chuveiro walk-in
Para aqueles que não conseguem se acostumar com a ideia de trocar o chuveiro pela banheira, saiba que a primeira opção jamais sairá de moda.
Isso é um fato provado especialmente pela crescente popularidade de um modelo específico de chuveiro que já tomou conta da Europa e muitas outras partes do mundo: a versão walk-in.
Muito atual e interessante, os chuveiros walk-in são espaços de banho abertos, sem cortina ou box de vidro. Normalmente, só é utilizada uma única parede de vidro para conter a água que escorre do chuveiro, com pouca ou nenhuma ferragem.
Esse detalhe dispensa puxadores, trilhos ou outros metais, e o resultado é muito elegante. Com uma só lâmina de vidro temperado, o usuário poderá passar por uma ou ambas as laterais, a depender da planta do banheiro.
Conhecido como chuveiro italiano ou walk-in shower, sua principal característica é o piso nivelado com o restante do banheiro, sem degraus. Esse modelo dispensa as tabeiras, que são feitas com filetes de mármore ou granito e separam o box do restante do banheiro.
O walk-in é uma boa pedida para quem está em busca de inovação, mas não sabe como fazê-lo, especialmente se a planta não permite muitas opções.
Ele dá o efeito visual de ampliação de ambiente, justamente por não oferecer tantas informações como os desníveis e puxadores. Essa é a mágica do minimalismo.