Bodas de seda e ônix representam quantos anos de casamento?

Você sabe o que as bodas de seda e ônix representam no mundo dos casamentos? Confira abaixo.

Bodas de papel, de prata e de ouro: você certamente já deve ter visto esses títulos por aí no contexto das comemorações de aniversário de casamento. Mas o que elas representariam? E as de seda ou de ônix, seriam de quantos anos?

continua depois da publicidade

As bodas de casamento são datas especiais para muitos casais. Elas marcam cada ano de compromisso e amor compartilhados pelos dois, e servem como lembrete da jornada de um casamento.

Nesse sentido, cada ano tem seu próprio significado simbólico. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo o que as bodas de seda e ônix representam.

Leia também

Quantos anos de casamento representam as bodas de seda e ônix?

As bodas de seda e ônix são utilizadas para representar o aniversário de 12 anos de casamento. A junção, por sua vez, tem um significado importante para essa fase do matrimônio.

continua depois da publicidade

No geral, as bodas costumam ter significados específicos, sempre representadas por elementos da natureza. No caso do aniversário de 12 anos, a seda é utilizada para representar a delicadeza, proteção e nobreza.

O tecido é conhecido por sua leveza, ideal para se manter quente em dias frios e fresco em dias quentes. Sua maciez e brilho possuem uma beleza singular, e também pode fazer alusão à elegância.

Em uma analogia com o casamento, a seda pode significar todo o trabalho já feito por um casal em mais de uma década, tecendo uma relação preciosa. Enquanto isso, a ônix é uma pedra que representa a proteção e a segurança.

Isso não seria diferente ao tratar-se de um relacionamento. O elemento é conhecido por transmitir seriedade e confiança perante desafios. Igualmente, a ônix é famosa por afastar as energias negativas, a desarmonia e impedir brigas por conta de acontecimentos exteriores.

continua depois da publicidade

Mais sobre as bodas de casamento

Muito além das bodas de seda e ônix, existem vários outros tipos de comemoração para as diferentes épocas de um casamento. Confira abaixo algumas delas:

  • Bodas de papel: um ano de casamento. O título foi escolhido por se tratar de um material frágil;
  • Bodas de algodão: dois anos de casamento. Mais firme que o papel, o algodão representa o segundo ano de casamento;
  • Bodas de trigo: três anos de casamento. Mesmo que seja sensível, o trigo é mais resistente que o algodão;
  • Bodas de linho: quatro anos de casamento. A partir do linho, os laços começam a ser fortalecidos;
  • Bodas de madeira ou ferro: cinco anos de casamento. Marcando uma relação sólida e resistente, materiais como a madeira e o ferro foram escolhidos para representar o quinto ano;
  • Bodas de perfume ou açúcar: seis anos de casamento. A combinação representa a essência da vida e a doçura que ela pode trazer.
  • Bodas de lã ou latão: sete anos de casamento. A lã foi escolhida por ser um objeto confortável, e o latão, por mais duro que seja, resiste às manchas e estragos, representando a solidez.
Leia também

Concursos em sua
cidade