A poluição do ar é um problema crescente em muitas áreas urbanas ao redor do mundo. A exposição prolongada a poluentes atmosféricos pode afetar a saúde e provocar alergias, asma e até mesmo doenças respiratórias graves. No entanto, estudos têm demonstrado que certas plantas podem ajudar a melhorar a qualidade do ar interior, removendo toxinas e purificando o ambiente.
Uma dessas investigações foi realizada pela NASA, na década de 1980, em parceria com a ALCA (Associated Landscape Contractors of America) chamado Clean Air Study. Seu principal objetivo era encontrar maneiras de purificar o ar dentro das estações espaciais.
Os resultados dessa pesquisa sugeriram que algumas plantas, além de realizar a fotossíntese para absorver dióxido de carbono e liberar oxigênio, também têm a capacidade de remover poluentes orgânicos voláteis, como benzeno, formaldeído e tricloroetileno.
Com efeito, foi observado que a eficiência da purificação do ar é alcançada com pelo menos uma planta a cada 9,3 metros quadrados. Confira algumas das espécies citadas no estudo a seguir.
17 plantas que ajudam a purificar o ar
1. Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)
A espada-de-são-jorge é uma planta resistente que remove eficientemente toxinas como formaldeído, xileno e benzeno do ar. Ela é fácil de cuidar e pode sobreviver em condições de pouca luz.
2. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
O lírio-da-paz é conhecido por sua capacidade de filtrar toxinas como amônia, formaldeído, benzeno e tricloroetileno. Além disso, ele também ajuda a aumentar a umidade do ar.
3. Hera inglesa (Hedera helix)
A hera inglesa é uma excelente opção para espaços internos, especialmente aqueles com pouca iluminação, pois ela pode se desenvolver bem nessas condições. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar, esta espécie também adiciona um toque decorativo aos ambientes, com suas folhas verdes e vibrantes.
4. Palmeira-rápis (Rhapis excelsa)
A palmeira-rápis é uma planta resistente que remove efetivamente substâncias químicas como formaldeído, xileno e amônia. Ela requer pouca luz e é uma ótima opção para espaços internos.
5. Dracena (Dracaena sp.)
A dracena é uma planta versátil que remove toxinas comuns do ar, como tricloroetileno, xileno e formaldeído. Ela vem em várias variedades, algumas das quais têm folhas coloridas e adicionam um toque decorativo ao ambiente.
6. Camedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii)
A camedórea-bambu é uma planta de fácil manutenção que remove substâncias químicas tóxicas, incluindo benzeno, formaldeído e tricloroetileno. Ela é adequada para áreas com pouca luz.
7. Jiboia (Epipremnum aureum)
A jiboia, também conhecida como hera-do-diabo, é uma planta trepadeira que remove toxinas como formaldeído, xileno e benzeno do ar. Ela é uma ótima opção para espaços com pouca luz e também pode ser cultivada em água.
8. Ficus (Ficus benjamina)
O ficus é uma planta popular que remove substâncias químicas como formaldeído, tricloroetileno e benzeno. É uma planta de interior de baixa manutenção, mas requer luz moderada.
9. Lírio-da-paz-variegata (Spathiphyllum wallisii)
Similar ao lírio-da-paz comum, o lírio-da-paz-verde ou variegata também remove toxinas do ar, como amônia, formaldeído, benzeno e tricloroetileno. Suas folhas variegadas adicionam um elemento decorativo ao ambiente.
10. Samambaia-de-boston (Nephrolepis exaltata)
A samambaia-americana ou samambaia-de-Boston é uma planta pendente que remove toxinas como formaldeído, xileno e benzeno. Ela prospera em ambientes úmidos e com sombra.
11. Areca-bambu (Dypsis lutescens)
A areca-bambu é uma palmeira que remove toxinas comuns do ar, como formaldeído, xileno e amônia. Ela requer luz brilhante, mas não luz solar direta.
12. Árvore-da-borracha (Ficus elastica)
A árvore-da-borracha é uma planta de grande porte que remove substâncias químicas tóxicas do ar, incluindo formaldeído, tricloroetileno e benzeno. Ela é ideal para espaços amplos com luz moderada.
13. Hera-japonesa (Hedera rhombea)
A hera-japonesa é uma planta trepadeira que remove toxinas como benzeno, formaldeído e tricloroetileno. Ela é uma boa opção para ambientes com pouca luz e também pode ser cultivada em vasos suspensos.
14. Antúrio (Anthurium andraeanum)
O antúrio é uma planta com flores coloridas que remove toxinas comuns do ar, como amônia, formaldeído e xileno. Ele precisa de luz brilhante, mas evite a exposição direta ao sol.
15. Gerbera (Gerbera jamesonii)
A gerbera é uma planta com flores vibrantes que remove substâncias químicas tóxicas, incluindo tricloroetileno, formaldeído e benzeno. Ela requer luz brilhante e indireta.
16. Clorofito (Chlorophytum comosum)
O clorofito, também conhecido como paulistinha ou gravatinha, é uma planta fácil de cultivar que remove toxinas como formaldeído, xileno e monóxido de carbono. Esta espécie é ideal para ambientes com pouca luz.
17. Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)
O crisântemo é uma planta com flores coloridas que remove substâncias químicas comuns do ar, como benzeno, amônia, formaldeído e tricloroetileno. Esta espécie precisa de luz brilhante e indireta.