Bill Gates é um empresário americano e cofundador da Microsoft. Desde que se dedicou à filantropia, doou milhões para pesquisas. Sua organização privada de caridade, chamada Fundação Bill e Melinda Gates, entregou milhões de dólares para pesquisas científicas, no sentido de reforçar a prevenção do HIV e da malária.
Também oferece subsídios, programas de bolsas de estudos para pessoas de baixa renda e apoio financeiro a fundações e organizações em todo o mundo. Assim, ele tem acesso a informações mundiais sobre o que está acontecendo.
Seus discursos visam fazer com que as autoridades planetárias tomem as decisões corretas para o que está por vir. Inclusive, Bill Gates também é um grande leitor. Todos os anos, ele compartilha com seus seguidores, nas redes sociais, uma seleção de livros que mais gostou.
Em 2022, não poderia ser diferente. Amante da literatura, da ciência e das artes, Gates sugeriu as seguintes obras para enriquecer seus conhecimentos:
1. ‘Terra Estranha’ de Robert Heinlein
Para entrar no gênero ficção científica, ele recomenda a leitura deste romance de Heinlein. Na verdade, Gates lembra que este livro era um dos favoritos dele e de Paul Allen quando eram crianças.
Seu enredo trata da história de um jovem que retorna à Terra após viver grande parte de sua vida em Marte.
2. ‘Surrender’ de Bono
O magnata inclui as memórias de Bono nesta seleção. É um livro que foi colocado à venda há apenas algumas semanas, sendo, portanto, um dos mais recentes de toda a sua lista.
Ele garante que todos os amantes do rock e da música desfrutarão desta jornada pela vida do cantor do U2 , desde suas origens nos subúrbios de Dublin até os maiores sucessos do mundo.
3. ‘Team of Rivals’ de Doris Kearns Goodwin
Amante da política e da história, Gates decidiu recomendar este livro, que considera um guia para liderar um país. Neste, são abordadas as principais estratégias de Abraham Lincoln.
4. ‘The Inner Game of Tennis’ de Robert Gallwey
Nessa lista, ele não deixa o esporte de lado, e por isso selecionou esta edição que, embora seja de 1974, considera leitura obrigatória para todos os fãs de tênis. Gallway cobre tudo, desde dicas para jogar melhor, até como ele conseguiu superar seus erros dentro e fora do jogo.
5. ‘Mendeleyev’s Dream’ de Paul Strathern
Por último, há um livro mais científico sobre a história da química e todas as figuras-chave desta ciência. Uma das chaves é o cientista russo Dimitri Mendeleyev, que propôs a criação de uma tabela periódica após um sonho.
Quem é Bill Gates?
Gates nasceu em 28 de outubro de 1955 em uma família de classe média, filho de um advogado e de uma professora universitária de Seattle. Seu nome completo é William (Bill) Henry Gates III, ele viveu seus primeiros anos como um garoto comum em uma escola pública, pelo menos até a sexta série.
Começando na sétima série, Gates foi aceito na exclusiva Lakeside Academy. Nesta escola, sem saber, teria seu primeiro contato com um computador, a grande descoberta pela qual se apaixonaria e mudaria sua vida, e conheceria aquele que seria seu grande amigo e parceiro, Paul Allen.
Anos depois, Bill seria aceito em Harvard, onde fundou sua empresa de design de software, a Microsoft, enquanto continuava como estudante. No entanto, um ano depois tomou a decisão de abandonar os estudos universitários para se dedicar a tempo inteiro à sua empresa, que atualmente é uma das maiores e mais valiosas marcas do mundo.