Existem algumas variações gramaticais na Língua Portuguesa que podem deixar muitas pessoas confusas, especialmente quando se torna necessário aplicá-las em âmbito acadêmico ou profissional.
Um exemplo são as versões “trovejando” e “trovoando”: por serem tão similares, é comum que muitos fiquem em dúvida quando chega a hora de escolher uma para inserir em uma frase.
Nesse sentido, existiria uma só versão correta da ação? Se sim, qual seria a ideal? Para entender mais sobre o assunto, confira qual é o jeito certo de escrever a palavra: se seria “trovejando” ou “trovoando”.
“Trovejando” ou “trovoando”?
De acordo com o Dicionário Aurélio, tanto “trovejando” quanto “trovoando” estão corretos.
“Trovejar” significa ribombar, estrondar, retumbar, soar como trovão, ressoar e estrondear. Todos estão relacionados à emissão de um som ou voz ruidosa, bem como qualquer ruído muito forte.
Já “trovoar” também significa estrondar, retumbar, ressonar, ribombar, ecoar, estourar e troar. Contudo, é importante ter em mente que cada verbo tem um significado principal, e as definições são essenciais para ajudar os falantes a entenderem quando e como utilizar cada um.
Entre os dois, o verbo “trovejar” é considerado um termo mais culto, enquanto “trovoar” é mais comum de se ouvir no cotidiano, por seu uso popular. Mesmo assim, essas não são as únicas diferenças entre eles.
O verbo trovejar
Quando se trata de definir o som dos trovões, o termo correto é “trovejar”: ele traduz o som estrondoso que ecoa pelo céu nas tempestades.
Dessa forma, ao descrever o ruído característico (e específico) dos trovões, esse verbo será o mais adequado. Confira alguns exemplos com “trovejando” abaixo:
- O céu estava escuro e trovejando, alertando para uma tempestade;
- As nuvens escuras pairavam sobre nós, trovejando de forma ameaçadora;
- Pode até estar trovejando, mas ainda vou precisar levantar e me arrumar para o serviço;
- Os trovões trovejando ecoavam pelas montanhas, deixando tudo ainda mais assustador;
- Enquanto eu caminhava pela estrada, ouvi os trovões trovejando cada vez mais próximos;
O verbo trovoar
Mesmo que seja muito parecido com “trovejar”, “trovoar” pode ser distinguido pelo fato de ser um termo mais amplo. Essa versão serve não apenas para descrever o som dos trovões, mas também a ocorrência de tempestades no geral.
Pensando nisso, quando o assunto é a tempestade, com seus relâmpagos e trovões, “trovoar” irá servir perfeitamente. Muitas pessoas costumam falar “Parece que vai trovoar” por isso.
É por tal motivo que, ao se deparar com “trovejar” e “trovoar” em provas ou no trabalho, o importante é evitar erros comuns e garantir a precisão linguística, mesmo com a similaridade entre as palavras.
Embora esse possa parecer um detalhe pequeno, o domínio das distinções é fundamental para quem está sempre em busca de excelência no domínio da língua.
Confira abaixo mais alguns exemplos com “trovoando”:
- A noite estava trovoando, o que tornou quase impossível pegar no sono;
- A tempestade se aproximava rapidamente, trovoando;
- Os relâmpagos iluminavam o céu trovoando sem descanso;
- O céu escuro estava trovoando, digno de um filme de terror;
- Enquanto eu observava pelas janelas, vi as nuvens escuras trovoando no horizonte.