Ave que tem o voo mais rápido do mundo consegue atingir 320 km/h

Não apenas a ave mais rápida de todas, como também o animal detentor desse recorde: descubra qual é essa excepcional espécie.

As aves são verdadeiros atletas dos céus. Com asas adaptadas para diferentes tipos de voos, elas são capazes dos mais incríveis feitos: planar suavemente, fazer manobras ágeis e, o mais impressionante, atingir velocidades inacreditáveis.

continua depois da publicidade

Algumas espécies são conhecidas por viajarem milhares de quilômetros todos os anos. Outras se destacam em um mundo de predadores com sua criatividade para sobreviver.

Mas existe uma ave em específico que pode chocar muito com a velocidade que é capaz de atingir: mais de 320 km/h, tornando-se a espécie com o voo mais rápido do mundo. E não é só isso; esse é também o animal mais rápido de todos.

Leia também

Mas qual seria essa ave? E o que a faz voar tão rápido? Confira algumas curiosidades sobre esse ser incrível abaixo.

continua depois da publicidade

A ave que tem o voo mais rápido do mundo

Ave mais rápida do mundo, Ave, Voo mais rápido

O falcão-peregrino atinge quase 390 km/h em queda livre. Foto: Reprodução / Pexels

Ao pensar no animal mais rápido do mundo, é comum que muitas pessoas acreditem que esse seja o guepardo, que chega a cerca de 115 km/h.

A verdade, porém, é outra: o animal que alcança a maior velocidade de todas, e ainda voa mais rápido que qualquer outro, é uma ave de rapina capaz de atingir 320 km/h em um voo.

Esse é o falcão-peregrino, uma espécie que habita principalmente o Canadá e os Estados Unidos, mas que também pode chegar ao Brasil durante períodos migratórios.

Para conseguir atingir velocidades tão altas, a ave voa alto, patrulhando seu território de caça. Ao avistar uma presa, desce em queda livre, com as asas fechadas.

continua depois da publicidade

Esse é o que especialistas chamam de “voo picado”. Durante esses mergulhos aéreos, o impacto contra a presa é tão impressionante que muitas morrem devido à batida ou, pelo menos, ficam bastante feridas.

Em relação aos hábitos alimentares, o falcão-peregrino é um caçador solitário que se alimenta de outras aves, como pombos domésticos. Ao alcançar sua presa, ele a derruba com as garras, finalizando o serviço com seu bico.

Seu tamanho também impressiona. A ave pode ter entre 38 e 53 cm de comprimento, com uma envergadura que atinge quase 2 m.

Normalmente, as fêmeas são maiores e mais pesadas que os machos, pesando até 1,5 kg. A espécie se reproduz uma vez por ano e coloca três ou quatro ovos, sempre em penhascos. Elas não fazem ninhos, e os ovos são incubados pelo casal por cerca de um mês.

continua depois da publicidade

Batendo recordes

O falcão-peregrino já foi registrado no Guinness World Records como o animal mais rápido do mundo.

Embora seus 320 km/h atingidos em posição de mergulho sejam impressionantes, existem outros registros de cair o queixo: afinal, ele já conseguiu atingir 385 km/h.

Recentemente, a ave voltou a impressionar a comunidade científica. Um representante da espécie foi capaz de capturar uma presa a 3 mil metros do solo, o que marca o registro mais alto de predação já realizado.

Essa descoberta foi feita por pesquisadores da Holanda, responsáveis por estudar os hábitos alimentares da tarambola-cinzenta, ave que migra em altitudes elevadas.

Na pesquisa, publicada na Ecology, os responsáveis buscam entender por que a tarambola voa tão alto durante a migração. Isso ainda não foi descoberto, e o detalhe sobre o falcão pode até mesmo não ter sido a intenção, mas certamente impressionou.

continua depois da publicidade

Os animais mais rápidos do mundo

Além do falcão-peregrino, existem muitos animais conhecidos por sua rapidez. Confira alguns abaixo:

Águia-real

Logo depois do falcão-peregrino, quem domina os céus é a águia-real: uma majestosa ave famosa por sua força e habilidade em capturar presas. Durante seus mergulhos, ela pode atingir 320 km/h, usando sua envergadura de até 2,3 m para estabilizar o voo.

A águia-real caça coelhos, lebres e até mesmo cervos menores. Além de ser rápida, tem uma visão excepcional, que lhe permite identificar presas a grandes distâncias.

Guepardo

O animal terrestre mais veloz do mundo é o guepardo. Muito parecido com o leopardo, ele é capaz de atingir 115 km/h em poucos segundos. Sua velocidade varia de 0 a 72 km/h em apenas 2 segundos.

Ao contrário de outros felinos, o guepardo tem unhas retráteis, que ficam sempre expostas para ajudá-lo a não derrapar durante suas corridas. Elas se assemelham a travas de chuteira de futebol, e sua musculatura também é adaptada para altas velocidades.

Peixe-agulhão

Já na água, o detentor da maior velocidade até então é o peixe-agulhão, ou marlin.

A espécie alcança até 110 km/h, o que é uma grande vantagem que lhe permite escapar de predadores e capturar seu alimento, que normalmente são pequenos peixes.

Leia também

Concursos em sua
cidade