Autuar ou atuar: veja a diferença entre os verbos e quando usar cada um

Ainda que as duas palavras tenham sonoridade bastante semelhante, os termos autuar e atuar são diferentes na escrita e também no significado.

Diversas palavras da Língua Portuguesa são utilizadas de forma incorreta simplesmente por serem parecidas, na escrita e/ou na pronúncia, com outras palavras que têm significados distintos. É exatamente esse o caso dos verbos “atuar” e “autuar”. Você sabe qual é a diferença entre eles e em quais situações devem ser utilizados?

continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, é preciso entender que as duas palavras existem, sim, na Língua Portuguesa e ambas as grafias estão corretas. O que muda, então, é a utilização e o significado de cada uma delas.

Verbo atuar: o que significa e quando deve ser utilizado

Leia também

O verbo transitivo “atuar” tem a ver com ação, atividade. Entre seus sinônimos, estão verbos como “operar”, “agir”, “intervir” ou “exercer”. Além desse significado, o verbo “atuar” é utilizado quando falamos do papel de um ator ou de uma atriz que, ao exercer sua função no teatro ou no cinema, por exemplo, está atuando, representando, interpretando um determinado papel.

O terceiro uso do verbo “atuar” pode ter a ver com ter determinada função ou influência, assim como quando falamos a respeito da ação de exercer algum tipo de pressão ou participar de algum resultado.

continua depois da publicidade

A origem etimológica desse verbo vem do latim medieval actuare, que deriva da palavra actus, cujo significado era justamente “ato” ou alguma “coisa feita”. Veja alguns exemplos do uso do verbo “atuar” em suas diferentes aplicabilidades dentro da Língua Portuguesa:

  • Ele vai atuar com responsabilidade para que a situação não fique ainda pior;
  • Aquela atriz já atuou em 23 novelas e em mais de 10 filmes;
  • O medicamento está atuando conforme o médico havia explicado;
  • Ela deve atuar o quanto antes;
  • Hoje em dia, meu pai atua como advogado criminalista.

Verbo autuar: o que significa e quando deve ser utilizado

O verbo transitivo “autuar”, por outro lado, é originado por meio da derivação sufixal, que é quando um sufixo é incorporado a alguma palavra, com a função de alterar o seu sentido.

continua depois da publicidade

Isso significa que, no caso desse verbo, foi incluído o sufixo “ar” ao substantivo “auto”, resultando, então, em “autuar”. Entre os sinônimos do verbo estão processar, lavrar, multar, coimar, penalizar e acoimar. É uma palavra bastante comum na linguagem jurídica e policial, por exemplo.

Veja, a seguir, como o verbo “autuar” pode aparecer em diversas orações da Língua Portuguesa:

  • O policial autuou o condutor que estava pilotando sem o capacete;
  • Devido à falta de pagamento de impostos, diversos estabelecimentos foram autuados pela prefeitura;
  • No domingo, o criminoso foi autuado em flagrante;
  • O processo foi autuado na semana passada.
Leia também

Concursos em sua
cidade