Estudar para concursos, exames e provas é um processo que exige criatividade e metodologias ágeis para facilitar a aprendizagem, principalmente diante dos conteúdos programáticos mais extensos. Neste sentido, a autoexplicação é uma das técnicas que pode facilitar esse processo.
A princípio, a autoexplicação é um método que coloca o estudante como protagonista da associação de informações, integrando os novos conhecimentos com o aprendizado prévio. Dessa maneira, é acessível para todos os tipos de concurseiro e pode ser aliada com outros métodos tradicionais. Saiba mais informações a seguir:
O que é autoexplicação?
A principal característica da metodologia de autoexplicação é que o estudante precisa explicar algum processo do pensamento durante a aprendizagem. Desse modo, os pressupostos teóricos básicos dessa técnica preveem melhoria nos estudos, por meio da integração entre informações novas e informações adquiridas previamente.
As consequências diretas da aplicação dessa metodologia envolvem a melhoria na habilidade de resolução de problemas, desenvolvimento do raciocínio lógico na solução de enigmas, desenvolvimento da compreensão individual e do pensamento estratégico. No geral, são efetivas tanto para as crianças quanto para os adolescentes, adultos e idosos.
Além disso, essa técnica estimula a comunicação, construção do discurso e articulação verbal, tanto escrita quanto falada, porque demanda que o aprendiz forme uma explicação sobre o que aprendeu com as próprias palavras. Dessa maneira, pode ser adotada para explicar algo para si mesmo ou então transmitir o conhecimento.
Mesmo que seja exposta na explicação para outras pessoas, há um processo retroativo. Ao construir o conhecimento com base nas informações recém-adquiridas e nas informações anteriores, o estudante está praticando o que aprendeu, ouvindo como processou os conhecimentos e transmitindo-o ao mesmo tempo.
Diante das dúvidas do ouvinte, por exemplo, pode-se criar raciocínios ainda mais complexos por meio de explicações detalhadas. O principal objetivo da autoexplicação é que o estudante desenvolva um novo conhecimento a partir da aprendizagem que adquiriu ao longo do tempo.
Como utilizar a autoexplicação para estudar para concursos?
1) Faça revisões orais
Em vez de se ater às fichas temáticas e resumos, experimente revisar o conteúdo programático de maneira oral. Narre as disciplinas como uma história, construindo uma introdução, desenvolvimento e conclusão que tenha conexão lógica com aquilo que você aprendeu.
Se possível, evite espiar os materiais escritos ou os livros e apostilas, pois assim você se força a preencher as lacunas com as informações adjacentes e outros elementos que lembrar. Aos poucos, você consegue construir uma multidisciplinaridade ao acessar conhecimentos de outras áreas nesse processo.
2) Explique para outra pessoa
Como citado anteriormente, ao explicar para outra pessoa você acaba explicando para si mesmo também. Portanto, entre em contato com outros concurseiros ou utilize um membro da sua família como cobaia. Nessa técnica, você pode experimentar a explicação para pessoas que dominam o conteúdo e quem não sabe absolutamente nada sobre o tema.
Dessa forma, você consegue acessar feedbacks mais detalhados e especializados, com dúvidas mais complexas e ainda verifica se a sua explicação é suficiente para transmitir as informações a quem é leigo no assunto. Para esse processo, você pode usar de diferentes ferramentas, como fazer perguntas, usar palavras-chave ou construir uma narrativa.
3) Use exemplos
Para expandir a autoexplicação e não ficar preso em decorar os detalhes, como datas, números e fórmulas, utilize dos exemplos para associar as partes do conteúdo. Além de criar uma aplicação com a realidade, você consegue tornar tangível e trazer para a realidade prática os aspectos teóricos que foram estudados.
Através dos exemplos, você consegue encontrar conexões entre as disciplinas e preencher as lacunas que surgem no conhecimento diante do volume de informações. De todo modo, experimente sempre criar os seus próprios exemplos em vez de ficar fixado no que está exposto nos livros e apostilas, pois a chave da autoexplicação é a autoria. Ou seja, usar as próprias palavras facilita na aprendizagem e compreensão das matérias.