Autoconfiança: 7 frases que pessoas seguras de si costumam dizer

Pessoas que possuem autoconfiança tendem a enfrentar desafios de forma positiva, expressar-se com autenticidade e alcançar seus objetivos.

A autoconfiança é uma característica fundamental para o sucesso e o bem-estar pessoal. Pessoas autoconfiantes são capazes de enfrentar desafios, superar obstáculos e aproveitar as oportunidades que surgem em suas vidas.

continua depois da publicidade

Além disso, elas possuem uma visão positiva de si mesmas, confiam em suas habilidades e sentem-se confortáveis em expressar suas opiniões.

Diante dessa questão, a psicóloga Cortney S. Warren, com formação na Universidade de Harvard, identificou certas frases que pessoas autoconfiantes utilizam para estruturar seu discurso. Veja algumas delas a seguir.

Leia também

7 frases que pessoas seguras de si costumam dizer

1. “Deixe-me pensar antes de responder”

Essa frase é útil quando recebemos um comentário desagradável. Ter tempo para escolher nossas respostas sem reagir impulsivamente permite uma expressão mais adequada, característica de pessoas emocionalmente seguras.

continua depois da publicidade

2. “Não. Não posso ajudar”

Quando nos pedem para fazer algo que não desejamos, é importante lembrar de ser direto e dizer “não”. Pessoas emocionalmente seguras estabelecem limites e são claras sobre o que estão dispostas ou não a fazer.

Não hesite em defender seus princípios morais, necessidades e desejos. Caso não se sinta confortável sendo tão direto, também pode dizer: “Desculpe, não posso ajudar agora” ou “Obrigado por me considerar, mas não estou com vontade de fazer isso no momento”.

3. “Não me sinto confortável com isso”

Essa frase é útil quando alguém nos trata de forma inadequada. Pessoas emocionalmente seguras comunicam suas necessidades de forma respeitosa e não têm medo de expressar como se sentem quando são maltratadas.

continua depois da publicidade

4. “Vou trabalhar nisso”

Ter relacionamentos familiares, de amizade e amorosos implica em estabelecer vínculos afetivos significativos. Pessoas autoconfiantes estão dispostas a modificar suas atitudes, se necessário, para fortalecer seus relacionamentos, desde que isso não prejudique sua identidade pessoal.

5. “Tenho orgulho de quem sou”

Sentir-se confortável em sua própria pele é uma sensação única. Pessoas autoconfiantes permanecem fiéis às suas convicções sem precisar fingir serem o que não são.

6. “Obrigada por apontar isso”

Pessoas emocionalmente seguras são capazes de considerar críticas sem se sentirem atacadas pessoalmente. Quando recebem feedback negativo, não o levam para o lado pessoal.

Em vez disso, são capazes de refletir sobre si mesmas e reconhecer: “Não sabia que fazia isso com tanta frequência. Obrigado por apontar isso”.

continua depois da publicidade

7. “Como posso ajudar?”

A empatia é fundamental nas relações sociais, e pessoas emocionalmente seguras demonstram empatia ao oferecer apoio às pessoas ao seu redor, sempre que possível.

Elas também entendem que um dia ruim não define completamente uma pessoa. Frases como “Posso ver que você está passando por um momento difícil, e estou aqui para apoiá-lo” ou “Você parece irritado, gostaria de ajudar de alguma forma?” refletem essa disposição empática.

Como ser mais seguro de si?

Desenvolver a autoconfiança é um processo diário que necessita esforço e mudança de hábitos. Veja algumas dicas para isso:

  • Faça uma lista das suas habilidades, talentos e conquistas passadas;
  • Estabeleça metas que estejam alinhadas com seus valores e interesses;
  • Identifique os medos que estão limitando sua autoconfiança e comece a enfrentá-los gradualmente, isso pode ajudar a fortalecer sua segurança em si mesmo e tirá-lo da zona de conforto;
  • Cultive uma mentalidade positiva e pratique o autocuidado e a autocompaixão. Além disso, acredite em suas habilidades e no seu potencial;
  • Procure pessoas de confiança que possam oferecer apoio e feedback construtivo. O suporte de amigos, familiares ou um profissional pode ser valioso neste processo;
  • Aprenda sempre com os erros. Em vez de se punir por cometer erros, reflita sobre o que pode ser aprendido com eles e use essas lições para se fortalecer.
  • Por fim, aprenda a expressar suas opiniões e necessidades de forma clara e respeitosa. A comunicação não violenta é uma habilidade importante para a construção da autoconfiança.
Leia também

Concursos em sua
cidade