As sutilezas na maneira em que nos comportamos são decisivas quando estamos falando sobre boas primeiras impressões. E é justamente isso que queremos passar em entrevistas de emprego, provas orais ou qualquer seletivo que exija presença, postura e personalidade.
O carisma, antes de mais nada, é uma qualidade relacionada com a autenticidade. É quando a gente não precisa fazer muito esforço para deixar a conversa fluir. Quando não existe pressão, críticas desnecessárias, conversas rígidas e nem desconfortos por inexpressividade.
Uma pessoa carismática está presente sem ter que fazer algo para tal. Ela faz falta dentre a multidão e, devido à sua personalidade, pode conquistar a afetuosidade de muitas pessoas. E tudo isso sem pensar demais, criar roteiros mirabolantes ou inventar personagens.
Mas como é possível passar uma imagem positiva? Alguns hábitos simples podem te ajudar nessa missão. Leia até o final e descubra como se sentir mais carismático, no sentido de ser bem-visto e bem-vindo em qualquer lugar que esteja. São dicas simples, mas bastante eficientes.
Aproveite a visita em nosso site e confira conteúdos que publicamos para os concurseiros de plantão. Temos dicas de estudo, regras explicadas de gramática, notícias sobre concursos abertos em todo o país e mais um monte de tema que pode te interessar. Fique conosco.
Como ser mais carismático no dia a dia?
1. Elas sorriem com o rosto inteiro
As pessoas carismáticas sorriem de maneira orgânica, sem a necessidade de esboçarem gargalhadas ou algo nesse sentido o tempo todo. Mas, quando a oportunidade surge, elas fazem de maneira magistral. Sorriem com todos os cantinhos de seus rostos – uma expressão em si.
E, por vezes, é possível se sentir hipnotizado pelo sentimento e, sem querer, sorrir com a mesma intensidade. É fácil descobrir quem tem carisma. Não há necessidade de pensar muito. Você percebe quando a pessoa é genuína e está presente no momento – presente mesmo.
2. Falando em presença…
A presença das pessoas carismáticas é digna de nota. Quando estão conversando, elas realmente se interessam pelo assunto e tentam contribuir à sua maneira – e isso vale tanto para introspectivos quanto para extrovertidos. O carisma é um campo aberto de possibilidades.
Como explicamos anteriormente, é tudo muito orgânico. E é justamente isso o que define a pessoa que tem simpatia para dar e vender. Ela está lá de verdade, tem escuta ativa, presta atenção no ponto de vista da outra pessoa e consegue levar aquilo adiante – nada é por acaso.
3. Inspiram e respiram confiança
Agora, para ser uma pessoa assim, é extremamente importante se sentir confiante com quem você é. Acredite em mim: é improvável ser um indivíduo verdade e genuíno sem que você se conheça de verdade. Então, o primeiro passo é buscar o autoconhecimento mesmo.
Seja com terapia ou práticas que te reconecte com a sua espiritualidade: o importante é descobrir a sua verdade essência, sem a necessidade de viver a vida dos outros. Ou seja, tentando agradar apenas para ser bem-visto. Quem tem carisma não se preocupa com isso: apenas é.