Talvez você não saiba, mas o feijão causa gases devido à presença de oligossacarídeos, principalmente rafinose e estaquiose. Tratam-se de carboidratos complexos que o corpo humano não consegue digerir de maneira satisfatória por conta própria – para a nossa infelicidade.
Quando chegam ao intestino grosso, os oligossacarídeos são fermentados por bactérias presentes no trato gastrointestinal, que fazem parte de um processo natural. O problema é que isso produz subprodutos gasosos, como dióxido de carbono, metano e hidrogênio.
Esses gases são os responsáveis pela sensação de inchaço e flatulência que algumas pessoas experimentam após consumir feijão. Sendo assim, o mais recomendado é deixar o alimento de molho com bastante água antes mesmo de levá-lo à panela de pressão.
Mas muitas pessoas podem se questionar sobre o período necessário para manter o feijão na água e, por isso, decidimos discorrer sobre a assunto no decorrer da matéria. Aproveite a visita e, claro, não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos.
Temos de tudo um pouco para aperfeiçoar os seus conhecimentos técnicos e de mundo, como dicas de estudo, curiosidades gerais, regras de gramática, truques para aplicar no dia a dia, técnicas de aprendizagem e notícias de concursos abertos. Fique sempre informado conosco.
Qual é o tempo necessário em que você deve deixar o feijão de molho?
O ideal, antes de mais nada, é deixar o alimento de molho na noite anterior ao preparo. Isso fará com que você adquira tempo hábil antes de levá-lo fogão para cozimento. Geralmente, o alimento vai, aos poucos, liberando seus gases na água, o que acaba sendo um processo lento.
Algumas pessoas preferem colocar gotas de limão para meio que acelerar o processo, mas a função do cítrico é de justamente manter as propriedades nutricionais do feijão e, além disso, facilitar a própria digestão. Consequentemente, ameniza os sintomas gástricos.
De qualquer maneira, está tudo bem caso prefira colocar apenas água para dar início ao processo de “limpeza” da leguminosa. O recomendado é mantê-lo de molho por, pelo menos, 12 horas. Nunca, inclusive, use a mesma água para o cozimento do feijão, hein?
Ela estará repleta com “espumas” liberadas pela leguminosa. Troque-a no instante em que levar o alimento para a panela de pressão. De preferência, também substitua o líquido pelo menos duas vezes quando o feijão ainda estiver de molho.
Ainda sobre o tempo necessário para o molho: você pode deixar um pouco mais, dependendo da quantidade de gases que forem liberados na água. Caso tenha passado o prazo de 12 horas e o feijão ainda não tenha dispersado nada, vale a pena mantê-lo um pouco mais de molho.
Eu geralmente deixo de um dia para o outro e observo o estado da água, trocando-a com o amanhecer do dia. Depois, confiro mais algumas vezes e reparo se a leguminosa “cresceu” um pouco também e está mais mole, já que isso facilitará o preparo, tornando-o mais ágil.