“Assistir” ou “assistir a”: qual a forma correta de escrever?

A depender do contexto e da mensagem que está sendo transmitida, o verbo assistir pode tomar diferentes funções semânticas dentro do discurso ou do texto escrito. Por isso, deve-se aprender qual é a forma correta de escrever esse termo.

Na Língua Portuguesa, o verbo assistir assume três transitividades distintas a depender do contexto em que for utilizado, com sete significados possíveis que alteram sua função semântica. Nesse contexto, é comum que os falantes do idioma fiquem em dúvida sobre qual é a forma correta de escrever, pois é possível usar tanto o “assistir” quanto o “assistir a” ou “assistir ao”.

continua depois da publicidade

Para entender melhor essas utilizações, é importante entender quais são as transitividades verbais que assistir assume, bem como suas definições e alguns exemplos que ajudam a fixar essas diferenças. Saiba mais informações a seguir e aprenda de uma vez por todas.

Qual é a forma correta de usar o verbo assistir?

Leia também

1. Assistir a (verbo transitivo indireto)

Como verbo transitivo indireto, “assistir + a” pode significar: estar presente em algum momento ou observar participando, participar de algo, comparecer, estar junto ou acompanhar, seguir existindo ou permanecer. Como se trata de um verbo transitivo indireto, é necessário estar seguido de um complemento, iniciado por uma preposição. Confira os exemplos a seguir:

  • Eu assisti ao filme na estreia, mas não gostei tanto.
  • Ele assistiu ao evento da empresa mesmo que tenha sido no final de semana.
  • Os pacientes em preparação para cirurgia devem ser assistidos por seus familiares.
  • A dor de uma traição assiste no coração de quem foi traído.

2. Assistir (verbo transitivo direto)

Como verbo transitivo direto, “assistir” significa oferecer assistência. Neste caso, os sinônimos aceitos são: acompanhar, ajudar, auxiliar, acudir, amparar e apoiar. Confira alguns exemplos a seguir:

continua depois da publicidade
  • Os médicos assistiram ao paciente que passou mal no show.
  • Os idosos são assistidos por seus cuidadores em todas as atividades.
  • Os bombeiros assistiram as vítimas do incêndio.

3. Assistir em (verbo transitivo adverbial)

Como verbo transitivo adverbial, “assistir + em” significa ter residência fixa, com os sinônimos aceitos sendo: residir, morar, viver, estanciar, habitar ou domiciliar-se. Confira alguns exemplos a seguir:

  • Ela assistia no Rio de Janeiro antes de vir para Brasília.
  • Meu sonho é assistir em São Paulo, pois todos os shows estão lá.
  • Se passar na Universidade, irá assistir em Cuiabá.
Leia também

Concursos em sua
cidade