‘Assistir ao’ ou ‘assistir o’: qual a forma certa de escrever?

A dúvida do uso da preposição em assistir ao e assistir o é uma das mais comuns no mundo da gramática. Mas qual seria a forma certa de escrever?

A Língua Portuguesa é vasta o suficiente para que certos detalhes do mundo da gramática passem quase que de forma imperceptível por seus falantes. Esse é o caso de pequenas mudanças em termos como assistir ao ou assistir o: a probabilidade de cometer um deslize ao selecionar a versão ideal para uma frase é grande, e o erro é mais comum do que se imagina. Mas qual seria a forma correta?

continua depois da publicidade

No geral, entender o uso de “ao” e “o” junto do verbo “assistir” pode ser complicado para muitos. Mesmo assim, de modo que seja possível utilizar a versão gramaticalmente correta em certas orações, basta entender como o verbo funciona dentro delas. “Assistir” pode assumir vários sentidos em diferentes ocasiões, e a partir de então, a regra pode se tornar mais simples.

Para entender mais sobre o assunto, descubra hoje quando utilizar a preposição junto do verbo “assistir” e qual a forma correta de empregar o termo.

Leia também

Assistir o ou assistir ao: qual a forma certa?

Uma das maiores dúvidas que surgem sempre que o verbo “assistir” é utilizado está relacionada ao fato dele poder ser transitivo direto ou indireto. No primeiro caso, como transitivo direto, não admite preposição, mas no segundo sim.

continua depois da publicidade

Além disso, o próprio verbo pode ser apresentado de duas formas dentro de uma frase. A primeira está relacionada ao ato de prestar socorro a alguém. Quando um médico atende uma vítima de acidente, por exemplo, ele está assistindo o paciente, ou seja, oferecendo ajuda.

Já a segunda forma utiliza “assistir” no sentido de observar algo que está acontecendo, como assistir televisão. No caso de um jogo de time de futebol, alguém pode estar assistindo ao jogo.

Assistir o

Quando se trata de assistir alguém no sentido de ajudar, a preposição não é necessária. Isso significa que, ao prestar socorro médico a um paciente, a pessoa está sendo assistida, sem que seja preciso adicionar o “a”. Veja alguns exemplos:

  • O acidente foi grave. O médico plantonista assistiu a vítima da melhor forma que conseguiu.
  • A enfermeira assistiu o paciente como devia, e salvou sua vida.

Assistir ao

Já quando “assistir” assume a função de observar algo acontecer, é necessário adicionar uma preposição. Ao assistir ao jogo, por exemplo, é preciso pronunciar a preposição “a” junto do artigo “o”. Entenda:

continua depois da publicidade
  • Sua irmã deixou de assistir ao jogo de vôlei porque não aguentaria ver o time perder.
  • Nós vamos assistir ao show da sua banda de rock preferida mês que vem.

Mesmo que a versão “assistir ao jogo” seja a correta, com base nas regras gramaticais, “assistir o jogo” ainda é a forma mais utilizada pelos falantes da língua portuguesa. Tradicionalmente, o verbo é transitivo indireto, tendo regência verbal da preposição “a” ao assumir o sentido de observar, ver, presenciar.

Por outro lado, a tendência é que os falantes eliminem a preposição “a” ao utilizarem a linguagem coloquial, transformando a frase em “assistir o jogo”.

O uso do verbo como transitivo direto já possui várias referências em dicionários e gramáticas, e é adotado por muitos falantes cultos e escritores. É necessário ter em mente que a Língua Portuguesa está em constante atualização, sempre evoluindo e se transformando. Isso significa que, no futuro, outros gramáticos possam considerar a alteração na transitividade do verbo como algo comum.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade