As páginas dos livros sempre foram um refúgio para as melhores histórias, aquelas que nos fazem rir, chorar e até sentir saudades dos personagens assim que terminamos o último capítulo. Os roteiristas de cinema, percebendo o poder dessas narrativas, transformam palavras em imagens e dão rosto aos protagonistas que imaginamos. Mas, quais são as melhores séries baseadas em livros?
Existem várias adaptações que conseguiram capturar a essência dos livros, reproduzindo e até mesmo ampliando o universo criado pelos escritores, permitindo que os fãs revisitem seus mundos favoritos de uma nova maneira. Veja alguns exemplos neste artigo.
1. Anne with an E
Baseada no livro “Anne of Green Gables” de Lucy Maud Montgomery, a série acompanha Anne, uma jovem órfã de espírito livre e imaginação fértil, que é adotada por engano por uma irmã e um irmão solteiros, e precisa lidar com preconceitos e dificuldades enquanto se ajusta à nova vida no interior de Cavendish (Ilha do Príncipe Eduardo).
2. Game of Thrones
Inspirada na série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo” de George R.R. Martin, esta épica narra a luta pelo trono de ferro de Westeros, envolvendo intrigas políticas, traições, batalhas sangrentas e um toque de fantasia com dragões e Caminhantes Brancos.
3. Maid
Esta série emocionante tem suas raízes no livro “Maid: Hard Work, Low Pay, and a Mother’s Will to Survive” de Stephanie Land, e conta a história de Alex, uma mãe solteira que foge de um relacionamento abusivo e encontra trabalho como empregada doméstica, enfrentando obstáculos para garantir uma vida melhor para sua filha.
4. O Gambito da Rainha
Adaptada do livro “The Queen’s Gambit” de Walter Tevis, a minissérie segue Beth Harmon, uma garota prodígio do xadrez que batalha com seus próprios demônios e vícios enquanto ascende no mundo do xadrez competitivo durante a Guerra Fria.
5. Bridgerton
Inspirada nos romances de Julia Quinn, a série se passa na alta sociedade londrina do início do século XIX, acompanhando a família Bridgerton em sua busca por amor, com um toque de escândalos e segredos, e destaque para as colunas de fofocas da misteriosa Lady Whistledown.
6. Lupin
Embora não seja uma adaptação direta, a série é inspirada nas aventuras de Arsène Lupin, um ladrão e mestre do disfarce, criadas por Maurice Leblanc. A série segue Assane Diop, um homem que se inspira em Lupin para vingar seu pai de uma injustiça cometida por uma família rica e poderosa.
7. Outlander
Baseada na série de livros “Outlander” de Diana Gabaldon, a série acompanha Claire Randall, uma enfermeira da Segunda Guerra Mundial que é misteriosamente transportada no tempo para a Escócia de 1743, onde se envolve em aventuras e um romance épico com o guerreiro das Terras Altas, Jamie Fraser.
8. The Sinner
The Sinner é adaptada do livro de mesmo nome, cuja autora é Petra Hammesfahr. A série explora a vida de pessoas comuns que cometem atos de violência incompreensíveis, focando no detetive Harry Ambrose, que se aprofunda nas motivações e segredos obscuros dos culpados.
9. The Witcher
O bruxo mais famoso do streaming é inspirado na série de livros “The Witcher” de Andrzej Sapkowski. Os episódios contam a história de Geralt de Rívia, um caçador de monstros mutante que luta para encontrar seu lugar em um mundo onde as pessoas muitas vezes são mais perversas do que as próprias criaturas que ele enfrenta.
10. Doces Magnólias
Por fim, esta série tem suas raízes nos livros “Sweet Magnolias” de Sherryl Woods. A trama narra a vida de três amigas de longa data em uma pequena cidade da Carolina do Sul, enquanto elas enfrentam os desafios da família, carreira e romance.