Ar-condicionado: a temperatura ideal para economizar energia

Para aqueles que não vivem sem o conforto de um ar-condicionado, aprender a racionar a partir da temperatura pode ser fundamental.

O Brasil presenciou um ano excepcionalmente quente em 2024. Durante todos os meses do ano, a maioria dos estados vivenciou ondas de calor fortes, de acordo com dados do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS).

continua depois da publicidade

Com um fenômeno climático tão extremo, é fato que boa parte dos brasileiros recorreu ao bom e velho ar-condicionado: afinal, esse item é indispensável para proporcionar conforto, especialmente no verão.

Por outro lado, apesar desse eletrodoméstico ter deixado de ocupar a categoria de luxo e ter entrado na de necessidade, lidar com os altos custos na conta de energia elétrica ainda faz qualquer um arregalar os olhos.

Leia também

O dilema do valor versus necessidade, porém, não precisa ser um bicho de sete cabeças. Ainda é possível continuar usufruindo do eletrodoméstico, mas sem abusar da energia. O segredo está na temperatura.

continua depois da publicidade

Pensando nisso, confira abaixo qual seria a temperatura ideal do ar-condicionado para economizar energia – e não sofrer com o calor.

Qual seria a temperatura ideal do ar-condicionado para economizar?

Temperatura ideal do ar-condicionado

Temperatura que aparece no visor do ar-condicionado influencia os índices de consumo de energia. Foto: Reprodução / Pixabay

Nem todos sabem disso, mas a temperatura que aparece no visor do ar-condicionado influencia de forma grandiosa os índices de consumo de energia.

Isso é possível graças a um fenômeno conhecido como carga térmica, que implica na diferença entre a temperatura externa e aquela desejada pelo dono do aparelho.

Desse modo, fazer questão de utilizar o ar-condicionado constantemente em temperaturas como 18ºC ou 20ºC nem sempre será o ideal.

Afinal, ao deixá-lo no 23ºC ou no 24ºC, será possível garantir o mesmo conforto que seria alcançado com temperaturas mais amenas, além de significar uma economia significativa.

continua depois da publicidade

De acordo com tira-dúvidas da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado e Ventilação (Abrava), cada grau reduzido no controle remoto do aparelho implica em um aumento de 3,5% no consumo de energia.

Além disso, alguns estudos da Abrava comprovam que, se o ar-condicionado estava em 23ºC e a temperatura foi aumentada para 25ºC, ainda foi possível garantir uma redução de 7% no consumo.

Logicamente, quando os números mais comuns são mais baixos, a economia é ainda maior, visto que a carga técnica também cresce, exigindo mais esforço da máquina.

Seja como for, quanto mais quente estiver fora do cômodo, mais esforço o aparelho terá que fazer para rejeitar o calor do ambiente e alcançar a temperatura desejada. Isso pode resultar em até 20% a mais de consumo de energia.

continua depois da publicidade

Outras formas de economizar energia e manter o conforto

Para aqueles que preferem uma temperatura mais baixa em casa mas ainda desejam reduzir ainda mais seus custos, existem outras formas de conservar energia, como por exemplo:

✅ Usar ventiladores: ventiladores de teto ou portáteis são ideais para distribuir o ar frio com uniformidade, deixando o ambiente mais fresco. Lembre-se, porém, de desligá-los ao sair do cômodo;

✅ Ventilação natural: nas manhãs ou noites mais frescas, faça o teste de deixar as janelas abertas para que uma boa corrente de ar entre e resfrie a casa naturalmente;

✅ Fechar as cortinas: o sol é capaz de aquecer rapidamente qualquer cômodo que esteja com as janelas abertas. Assim, feche as persianas, cortinas ou protetores para bloquear o calor e facilitar o serviço do ar-condicionado;

continua depois da publicidade

✅ Isolamento: adicionar isolamento ou vedar rachaduras de ar também mantém as temperaturas mais baixas dentro de casa por mais tempo, ajudando a reduzir a carga no ar-condicionado;

✅ Fazer a manutenção do aparelho: o ar-condicionado precisa de manutenção regular. Isso envolve trocar o filtro de ar e limpar as bobinas, tarefas simples que ajudam o aparelho a funcionar com ainda mais eficiência e menores custos.

Leia também

Concursos em sua
cidade