Aprender um novo idioma pode ser uma aventura, especialmente quando nos deparamos com termos cujos significados geram confusão. Na língua inglesa, é comum que os alunos tenham dúvidas em relação aos termos “much” e “many”, que, de forma resumida, são quantificadores e indicam “muito(a)” e “muitos(as)”. A pergunta é: quando, afinal, devemos usar cada uma dessas palavras?
Como mencionamos acima, tanto a palavra “much” quanto “many” são classificadas como quantifiers ou, em português, quantificadores. Isso significa que esses termos devem ser usados quando queremos nos referir à quantidade de alguma coisa.
Qual é a diferença de “much” e “many”?
Para saber quando é o momento certo de usar cada uma dessas palavras, é necessário entender o contexto do substantivo usado na oração. Isso significa diferenciar se estamos falando de algo countable (contável) ou de alguma coisa que é uncountable (incontável).
Isso é necessário para que os termos sejam usados de forma correta e que se encaixe na gramática da língua inglesa. Basicamente, a regra é a seguinte:
- Substantivo contável: usa-se “many”;
- Substantivo incontável: usa-se “much”.
O problema, na hora de diferenciar os substantivos que acompanham os quantificadores, é que nem todas as coisas que são contáveis dentro do idioma português são também na língua inglesa. O contexto, como sempre, pode ajudar a definir o que pode e o que não pode ser contabilizado.
Substantivos que são contáveis e incontáveis
Para facilitar a sua rotina de estudos, é importante saber que um countable noun (substantivo contável) tem sempre uma versão singular e outra no plural. Já o uncountable noun (substantivo incontável) tem apenas uma versão, que é no singular. No português, por exemplo, o termo “informação” é considerado contável e, no inglês, não é.
Em nosso idioma, vemos facilmente as pessoas falarem algo como “ela precisa de três informações”. Em inglês, falamos a mesma coisa de forma diferente: “she needs three pieces of information”.
Perceba que, ao falar de algo incontável em inglês, é preciso que essa coisa venha acompanhada de algum tipo de complemento, como no exemplo acima, que complementou a solicitação com “pieces of”.
Exemplos de frases com “much” e “many”
Para que as diferenças entre os dois termos sejam mais bem compreendidas em seus estudos, separamos alguns exemplos com o uso dos termos “much” e “many” e suas respectivas traduções. Confira a seguir:
Many significa “muitos” e “muitas”, e é usado para coisas contáveis:
- They bought many bottles of milk for the baby. (“Eles compraram muitas caixas de leite para o bebê”);
- He asks too many questions to his father. (‘Ele faz muitas perguntas para o seu pai”);
- There are many oranges and avocados here. (“Tem muitas laranjas e abacates aqui”);
- I am going to buy many fruits in the market. (“Vou comprar muitas frutas no mercado”).
Repare em algo importante: os substantivos que são usados depois do termo “many” precisam sempre estar flexionados no plural.
Much significa “muito” ou “muita”, e é usado para coisas incontáveis:
- She drinks much coffee when she’s writing (“Ela bebe muito café quando está escrevendo”);
- He doesn’t have much money (“Ele não tem muito dinheiro”);
- There’s so much water in the jars (“Há muita água nas jarras”);
- I don’t want much sugar now (“Eu não quero muito açúcar agora”).