Uma redação pode servir a muitos propósitos, desde criar seu próprio ponto de vista até explanar um contexto através da argumentação, mas a estrutura básica sempre será a mesma.
Para começar no caminho certo, é importante que você entenda o que está sendo proposto no tema da redação. Normalmente, os textos de apoio incluem instruções ou diretrizes que devem ser lidas com atenção para construir a escrita mais precisa possível.
Por isso, seja qual for o tema, é muito importante que você saiba que existem alguns truques para iniciar bem o seu texto dissertativo.
Estrutura de uma redação
Podemos definir um texto dissertativo em três partes de acordo com sua estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão, mas o que cada uma delas deve conter?
Introdução
Esta parte deve corresponder a aproximadamente 10% do comprimento do texto e deve resumir perfeitamente o tema que você vai tratar ao longo da redação. Na introdução, será refletida a linha argumentativa que será realizada nas demais partes do conteúdo.
Desenvolvimento
É a parte central da redação e, portanto, a que deve ocupar maior extensão, especificamente em torno de 80%. Nesta parte, você apresentará suas ideias e argumentos, citando outros autores, revistas ou livros de referência sobre o tema escolhido.
Serão apresentadas as principais ideias e argumentos sobre o tema. É importante que todas as explicações estejam relacionadas entre si e permaneçam bem coesas.
Conclusão
Os outros 10% do comprimento da redação correspondem à conclusão. Nessa parte, você deve resumir as ideias mais importantes de todo o texto que escreveu anteriormente. Além disso, você deve destacar as ideias que o ajudam a se posicionar em relação ao tema.
Como fazer a introdução de uma redação dissertativo-argumentativa?
A introdução é importante tanto para captar o interesse dos leitores quanto para informá-los sobre o que será abordado no tema. A introdução geralmente compreende entre 10% e 20% do texto. Para aprender a como fazê-la corretamente, é bom começar se familiarizando com os objetivos mais importantes desta seção.
1. Prenda o leitor despertando seu interesse e curiosidade
A primeira frase da introdução deve despertar o interesse do leitor. Essa frase às vezes é chamada de “gancho”. Pode ser uma pergunta, uma citação, uma estatística surpreendente ou uma afirmação ousada que enfatize a relevância do tópico.
2. Forneça histórico e contexto do tópico
Uma vez que o leitor tenha sido “fisgado”, é importante fornecer um contexto que o ajude a entender o argumento. Isso pode envolver o fornecimento de informações básicas, uma visão geral de importantes trabalhos acadêmicos ou debates sobre o tema e a explicação de termos difíceis. Não ofereça muitos detalhes na introdução, isso pode ser deixado para o corpo do texto.
3. Defina o objetivo e formule a sua argumentação
Em seguida, o argumento central ou objetivo deve ser definido. Essa etapa mostra o foco e indica o ponto de vista do autor sobre o tema. Geralmente tem uma ou duas frases.
4. Forneça um mapa de conteúdo
Por fim, é aconselhável tentar terminar a introdução com uma visão geral da estrutura da redação. Esse panorama deve fornecer ao leitor uma ideia mais abrangente do que o restante do texto irá explorar.