Apertar o controle remoto realmente ajuda quando a pilha está fraca?

Em nossa matéria, você descobre de uma vez por todas se apertar o controle remoto realmente ajuda quando as pilhas estão fracas.

Você possivelmente já deve ter passado por uma situação parecida, não é? Quando a pilha está fraca, costumamos apertar os botões do controle remoto com mais força na esperança de que isso possa ajudar no funcionamento. Mas isso realmente surte efeito?

continua depois da publicidade

Em nossa matéria, você descobre de uma vez por todas se apertar o controle remoto realmente ajuda. Confira!

Quando a pilha está fraca, vale a pena apertar o controle remoto com mais força?

Leia também

Mesmo quando as pilhas estão fracas, elas conseguem vez ou outra mandar alguma corrente de energia para o controle remoto. Por isso mesmo que teimamos em apertar os botões com mais força na intenção de que a pilha ainda dê algum sinal de vida.

Mas, na prática, isso não resolve em nada. Ou seja? Não adianta forçar muito a barra. O melhor mesmo é trocar as pilhas por novas até para que o controle remoto não fique desgastado com a força usada para apertar os botões.

continua depois da publicidade

Ah, e também não resolve misturar pilha nova com alguma que está fraca. A antiga, inclusive, pode até mesmo sugar toda a energia da outra, fazendo com que a vida útil da nova seja reduzida de maneira considerável.

Como fazer o descarte das pilhas

Vale lembrar que as pilhas são basicamente sistemas eletroquímicos. Isso quer dizer que elas transformam energia química em elétrica a partir de reações de oxirredução. As pilhas são conhecidas no campo da Química como células galvânicas ou voltaicas.

Para fazer o descarte correto, é interessante ficar atento a alguns detalhes. Nós bem sabemos que as pilhas são tóxicas devido às suas composição oxidantes. Elas, então, devem ser armazenadas corretamente numa embalagem seca e que não recebe luz direta do Sol.

continua depois da publicidade

As alcalinas são as únicas que podem ser jogadas fora no lixo comum. Já as demais devem ser descartadas em pontos de coleta. Geralmente, grandes supermercados e farmácias fornecem um lugar para o devido descarte.

As secretarias do Meio Ambiente também disponibilizam pontos estratégicos de coleta, além de espaços de assistências técnicas especializadas. Importante ter atenção a isso, porque devemos pensar na sustentabilidade e na contaminação que a pilha pode ocasionar caso ela seja misturada com outros materiais. O planeta agradece!

Mas e aí, você sabia que apertar o controle não adiantava em nada quando estamos falando sobre pilhas fracas? O melhor a se fazer, de fato, é comprar pilhas novas e não misturar com as antigas e desgastadas.

Leia também

Concursos em sua
cidade