O Ano Novo Lunar é uma das celebrações asiáticas mais tradicionais e populares pelo mundo. Também conhecido como Festa da Primavera, o evento começa em breve, mas muitos não sabem o que ele realmente significa.
No geral, a festa serve para comemorar a chegada de um novo ano, com base no calendário lunar ou lunissolar. Os festejos costumam durar três dias, mas podem se estender por até uma semana.
Mesmo que seja conhecido como Ano Novo Lunar, seu nome pode mudar a depender do país onde é celebrado. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo algumas curiosidades sobre a festa.
Ano Novo Lunar: o que realmente significa?
O ano novo é uma comemoração adotada pelos países ocidentais que ocorre no dia 1º de janeiro. No caso do Ano Novo Lunar, a data pode variar: a celebração ocorre entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, ou seja, período em que ocorre a primeira lua nova.
Nesse ano, a festa é celebrada no dia 10 de fevereiro. Na China, porém, ela pode durar cerca de 15 dias ou mais: tanto as grandes quanto as pequenas cidades embarcam no período, que é repleto de mitos e tradições antigas.
A China é um dos países mais tradicionais quando se trata de comemorar o evento. Muitos costumes devem ser seguidos, envolvendo superstições e desejos de positividade para o novo período que se inicia.
Para quem já deve ter visto algo a respeito da cultura da Festa da Primavera, as luzes de lanternas, roupas vermelhas, shows com fogos de artifício e desfiles de alegorias de animais não são uma novidade.
Os hábitos possuem significados importantes na cultura dos países, como é o caso da China. Nos desfiles, por exemplo, cada animal é especial pelo que representa, como o leão.
De acordo com o folclore, o rei da selva é uma figura mítica que protege os humanos e as colheitas do mal. Igualmente, os chineses acreditam que tudo que ocorre nas primeiras horas da passagem de um ano para outro podem afetar o resto do ciclo.
Isso faz com que certas atitudes negativas de suas superstições sejam evitadas. É o caso de varrer a casa, por exemplo. Ao fazê-lo, uma pessoa estaria varrendo a sorte para fora.
O ano do dragão
Ao contrário do calendário gregoriano que rege o Ocidente, com um ano de 365 dias equilibrados entre 12 meses, os países orientais seguem uma ordem diferente.
O calendário lunar, por sua vez, leva em consideração os 12 ciclos da Lua, que juntos somam 354 dias. Nessa mesma contagem, a cada três anos, um mês é acrescentando, o que totaliza 13 meses.
Por conta dessas diferenças quando se trata de medir a passagem do tempo, o calendário gregoriano está atualmente em 2024. No lunar, porém, o ano já é 4722.
Mesmo que a versão gregoriana seja adotada pelos países asiáticos para questões comerciais e civis, o calendário lunar é fundamental por conta da tradição e da celebração.
Com a chegada do ano 4722 no dia 10 de fevereiro, um novo animal do horóscopo chinês será responsável pela representação do ciclo. Existem 12 deles: dessa vez, quem rege o período é o dragão.
O ser mítico é um símbolo chinês da boa sorte, e não como um monstro de outras culturas. Ele representa as forças positivas do sucesso, e é considerado uma criatura justa e benevolente.
Boa parte da população chinesa acredita que o dragão também é um portador da riqueza. Como esse é o Ano do Dragão, é de se esperar que as celebrações sejam repletas da simbologia do animal, com imagens de dragões e cores vibrantes.