Próximo à chegada do Ano Novo, muitas pessoas começam a se preparar para recebê-lo da melhor forma, então toda ajuda é válida para deixar para trás um ano velho e ter boa sorte no ciclo que se inicia.
Como ninguém sabe o que o próximo ano trará, existem certos costumes, amuletos e rituais que muitos dizem ser úteis para ter um ano positivo em vários aspectos da vida, seja economicamente, na saúde e até no amor.
Um ritual consiste numa série de passos que se repetem sempre da mesma forma para obter um determinado resultado, pelo que o final do ano é o momento ideal para colocar alguns deles em prática. Já o amuleto é um objeto que acredita-se que confere poder ao seu possuidor.
Por isso, se você é uma das pessoas supersticiosas, aqui deixamos algumas opções de amuletos e rituais para começar 2023 com o pé direito.
5 amuletos que trazem sorte e prosperidade no Ano Novo
1. Ferradura
Este é um amuleto popular de Ano Novo que dizem trazer boa sorte. É frequentemente usado como elemento decorativo em quadros e peças de vestuário, mas também pode ser usado como pingente ou no chaveiro.
2. O trevo-de-quatro-folhas
Um símbolo clássico de boa sorte. Dizem que se você encontrar um, significa que o próximo ano será de sorte para você.
3. O pé de coelho
O pé de coelho é considerado um amuleto da sorte. E é tradicionalmente usado como chaveiro ou pingente. Assim, acredita-se que traz boa sorte e fortuna no novo ano.
4. O símbolo do infinito
O símbolo de infinitas possibilidades é também usado como um amuleto de Ano Novo para representar nosso potencial ilimitado no ano que se aproxima.
5. Pena
É um dos amuletos para o final do ano e símbolo de recomeços no dia a dia. A pena é usada como um amuleto de Ano Novo para representar nossas esperanças e sonhos para o futuro junto com nossos entes queridos, especialmente a família.
Rituais de Ano Novo
Além dos amuletos, os rituais mais comuns de Ano Novo incluem:
1. Acender velas
Muitas pessoas recebem o Ano Novo acendendo velas em casa, que devem ser deixadas acesas até serem totalmente consumidas. Dizem que garantem paz, harmonia e felicidade, entre outros presentes.
As cores das velas indicam diferentes tipos de energia que recebemos. As velas brancas trazem paz, clareza e lucidez; as douradas, dinheiro e abundância; as amarelas, prosperidade para os negócios; já as azuis ajudam a alcançar objetivos profissionais ou mudar de emprego.
Ainda, as vermelhas simbolizam a busca por amor e paixão; as verdes, saúde; as roxas ajudam a transformar o negativo em positivo e a afastar todas as más energias da vida; e as laranjas conferem inteligência. Em alguns lugares, doze velas são acesas à meia-noite.
2. Varrer a casa
Outra das tradições populares consiste em varrer a casa ou a parte da frente à meia-noite e jogar o pó na rua. Simboliza expulsar problemas e más energias do lar para começar um novo ano com tranquilidade em casa. Em alguns locais, após a varredura, a vassoura é jogada em uma fogueira previamente acesa.
Algumas pessoas fazem uma faxina geral no dia 31, jogam fora tudo o que está velho e não tem mais uso e recebem o Ano Novo com a casa totalmente limpa. Posteriormente, para que as más energias não entrem, recomenda-se pendurar uma folha de babosa na entrada da residência.
3. Abraçar e beijar entes queridos
Por fim, no momento em que a última badalada do relógio anuncia o Ano Novo, segue-se o antigo costume de abraçar e beijar as pessoas próximas. De forma respeitosa, beijar ou abraçar alguém, nesse momento, simboliza um novo ciclo cheio de amor, amizade sincera e fraternidade.
Diz-se ainda que quem quer atrair o amor e formar um novo casal deve dar o primeiro abraço do novo ano usando uma peça de roupa íntima nova ou vermelha.