Amor ou amizade? Aprenda como diferenciar esses sentimentos

Para aprender como diferenciar os sentimentos de amor ou amizade dentro da relação, é importante estar ligado aos sinais que a pessoa transmite, mas também conhecer essas emoções profundamente. Acima de tudo, o afeto pode se manifestar de diversas formas na convivência.

O afeto faz parte da natureza humana, assim como a busca por conexões verdadeiras e profundas. Nesse sentido, é importante aprender como diferenciar os sentimentos do amor e da amizade para conhecer melhor a natureza dos seus relacionamentos, assim como os rumos que estão tomando. Ainda que demande uma boa dose de autoconhecimento, esse processo é mais simples do que parece.

continua depois da publicidade

A partir dessa definição, é possível interpretar melhor os sinais que a pessoa está indicando, estabelecer limites e avaliar as próprias emoções. Você está sendo recíproco ao que estão te entregando ou nutrindo um amor platônico? Para entender mais sobre essa questão existem algumas dicas e técnicas. Saiba mais informações a seguir:

Como diferenciar o amor e a amizade?

Leia também

1) Entenda cada sentimento

Por definição, a amizade é uma relação que envolve afeto e estima pautada entre duas pessoas com sentimentos que são recíprocos. Dessa maneira, é um dos relacionamentos sociais que descrevem o companheirismo e a simpatia entre pessoas diferentes. Em contrapartida, o amor é o sentimento afetivo que envolve uma afeição intensa que leva ao querer, ao desejo e à paixão.

O primeiro passo para entender a diferença entre amor e a amizade é conhecer esses sentimentos para além das suas definições no dicionário. Considere o seu histórico social: como você se sente em relação aos seus amigos? E nos seus relacionamentos amorosos? Quais são as emoções envolvidas em cada relacionamento e interação?

continua depois da publicidade

Para responder essas e outras perguntas é importante ter um senso de autoconhecimento e conexão pessoal, pois você precisa acessar as suas emoções e saber o que cada uma significa. É possível praticar essa habilidade por meio da escrita, da psicoterapia e de atividades como a meditação.

2) Observe as emoções que permeiam a relação

Por um lado, a amizade é um tipo de relação pautada pela lealdade, admiração, sinceridade, comunicação e afeto, mas sem atração de natureza romântica ou sexual. Por sua vez, o amor se estabelece com base no desejo de compartilhar com o outro os momentos mais importantes, na intimidade, na atração física e emocional.

Observe quais são as emoções que você sente pela pessoa com quem está se relacionando e avalie em qual dessas duas definições se encaixa mais. Além disso, é interessante considerar o que o outro está manifestando para você, seja nos gestos ou nas conversas. Experimente conversar com outras pessoas sobre isso, porque uma perspectiva externa pode te fazer enxergar melhor a situação.

continua depois da publicidade

3) Compare o relacionamento

Quando você coloca essa relação ao lado dos seus relacionamentos familiares, sociais e até afetivos do passado, qual é a proximidade? Essa pessoa está mais para família, amigo, colega ou interesse amoroso? Utilize a régua das suas amizades mais próximas, e também das suas decepções amorosas para identificar os pontos de proximidade e diferença.

4) Converse com outras pessoas

Como citado anteriormente, a perspectiva de outras pessoas pode ajudar a diferenciar o amor e a amizade dentro de uma relação. Além de acessar uma visão diferente da sua, você pode avaliar como se sente em outras interações, como as pessoas reagem a você e criar comparações para entender o que está acontecendo.

Seja sincero e confie na pessoa com quem está conversando. Você pode contar o que está acontecendo, pedir uma opinião ou conselhos em relação à melhor forma de lidar. Em alguns casos, é possível que os seus amigos saibam de algo que você não faz ideia, e isso ajuda a clarear a situação.

continua depois da publicidade

5) Avalie os seus sentimentos

Como você se sente em relação a essa pessoa? Quais são as suas reações físicas diante das interações com ela? Quais são as suas expectativas? O que você sente quando pensa nela? Ter isso em mente e avaliar as respostas é uma maneira de entender o que está acontecendo, em especial por tratar de maneira mais objetiva uma questão do coração.

Leia também

Concursos em sua
cidade