As plantas são itens de decoração que podem ser adotados em ambientes internos como salas de escritório, consultórios, recepções, quartos e outros cômodos residenciais ou profissionais. Neste contexto, existem 15 plantas para ter em ambientes internos que amam sombra e se desenvolvem bem com a baixa luminosidade ou incidência solar.
Para garantir que tenham um crescimento saudável, é fundamental pesquisar as especificidades e necessidades individuais de cada espécie, pois algumas precisam ser regadas com frequência ou adubadas e reposicionadas no ambiente. Saiba mais informações a seguir e conheça essas espécies que amam sombra e crescem bem em ambientes internos:
15 plantas que amam sombras e ambientes internos
No geral, a recomendação para esses tipos de plantas é que a rega aconteça de duas a três vezes por semana no verão e de uma a duas vezes por semana no inverno. Opte sempre por água limpa e fresca, mas não precisa ser filtrada ou potável.
Ademais, opte por um tipo de substrato que ofereça à planta todos os nutrientes necessários para a sua sobrevivência, uma vez que não se abastecem da luz solar e precisam de certo reforço para realizar as funções orgânicas. O melhor tipo de substrato é aquele mais natural, que simula as condições do habitat de origem da planta.
Por fim, opte por vasos de barro, pois possuem maior porosidade para absorção e distribuição da água, além de manterem uma temperatura e umidade favorável para o crescimento da planta. Se observar que ela não está crescendo corretamente, experimente trocar de lugar, mas evite deixá-la na frente de janelas, portas e varandas onde há grande incidência luminosa. Confira as espécies que amam sombra a seguir:
- Espada-de-são-jorge;
- Lírio-da-paz;
- Areca-bambu;
- Dinheiro-em-penca;
- Espada-de-santa-bárbara;
- Jiboia;
- Zamioculca;
- Lança-de-são-jorge;
- Comigo-ninguém-pode;
- Cacto-macarrão;
- Pau-d’água;
- Peperômia;
- Singônio;
- Pacová;
- Imbé.