Você já se perguntou qual é a forma correta de escrever: “aluguéis” ou “alugueres”? Se bateu aquela dúvida, não se preocupe, pois é natural ficar confuso com o plural de algumas palavras, concurseiro.
Lembre-se de que a Língua Portuguesa tem suas regras e particularidades que precisam ser levadas em consideração. Elaboramos essa matéria que vai te mostrar se a escrita correta é “aluguéis” ou “alugueres”, de uma maneira bem simples e fácil de entender.
O candidato a concurso que deseja aprimorar seus conhecimentos para aumentar as chances de ser aprovado, deve continuar a leitura até o fim. Vamos conferir?
Afinal, se escreve “aluguéis” ou “alugueres”?
Por incrível que pareça, as duas formas estão corretas, concurseiro. É isso mesmo. Mas fique tranquilo que já vamos explicar. Na verdade, ambas as expressões são maneiras diferentes de dizer a mesma coisa.
“Aluguéis” é mais comum no português falado no Brasil. Mas que tal esmiuçarmos ambos os termos para você não errar mais?
Aluguéis
Segundo a norma culta da Língua Portuguesa, o plural de “aluguel” é “aluguéis”. Isso significa que quando estamos falando de mais de um aluguel, usamos essa forma. Selecionamos alguns exemplos para uma melhor compreensão. Observe:
- Estamos pagando os aluguéis das nossas lojas do centro;
- Os aluguéis dos imóveis na cidade de São Paulo estão ficando cada vez mais caros;
- Decidimos investir em imóveis para obter renda com os aluguéis;
- Este mês, tivemos que reajustar os aluguéis dos nossos inquilinos;
- Os aluguéis de temporada nas praias de Búzios são bastante procurados durante o verão;
- Estou analisando as opções de apartamentos para alugar e comparando os aluguéis;
- Os aluguéis na região central da cidade costumam ser bem mais caros;
- Com o aumento dos aluguéis nos grandes centros urbanos, muitas pessoas estão optando por morar em áreas mais afastadas;
- O mercado imobiliário está aquecido, o que tem impacto nos valores dos aluguéis;
- Para evitar atrasos, sempre pago os aluguéis antecipadamente;
- Estamos estudando a possibilidade de negociar os aluguéis com o proprietário.
Alugueres
Por outro lado, também existe a palavra “aluguer”, que é sinônima de “aluguel”. Esse termo é mais comum em Portugal e na área jurídica. O plural de “aluguer” é “alugueres”. Assim, poderíamos dizer:
- Pedro está pagando o aluguer da sala naquele prédio comercial;
- Os alugueres das nossas casas estão cada vez mais caros de uns tempos para cá.
Mas por que o plural é “aluguéis”?
Para formar o plural de algumas palavras, como “aluguel”, por exemplo, é preciso seguir regras simples. Os termos que terminam em -al, -el, -ol, -ul, devem ser trocados por “is”. É o caso de “aluguel” que se torna “aluguéis”. Ficou claro agora?
Em relação à acentuação, o Novo Acordo Ortográfico mudou as regras sobre o uso de acentos em determinadas palavras da Língua Portuguesa.
O acento agudo em ditongos abertos como “éi”, por exemplo, foi abolido em palavras paroxítonas. No entanto, em palavras oxítonas e monossílabos tônicos, o acento permanece, como em “aluguéis”. Fica a dica.