Substantivos e adjetivos podem ser flexionados em número (singular e plural), gênero (feminino e masculino) e grau (diminutivo e aumentativo) na Língua Portuguesa.
No entanto, alguns deles representam um verdadeiro desafio quando o assunto é flexionar em número, principalmente no que se refere a substantivos ou adjetivos compostos.
Um exemplo disso é a palavra “alto-astral”, que gera muitas dúvidas sobre o seu plural. A palavra pode, sim, ser flexionada em número, mas é preciso atentar-se para usar a forma correta.
O que significa alto-astral?

A palavra alto-astral tem mais de uma forma no plural. Reprodução/Pexels
Alto-astral é uma palavra que pode desempenhar tanto a função de um substantivo masculino quanto a de um adjetivo comum de dois gêneros.
O significado é bastante semelhante, mas é preciso tomar cuidado com a classe gramatical para não errar na hora de flexionar para o plural.
Como adjetivo, a palavra é utilizada para caracterizar pessoas que são muito alegres, simpáticas, otimistas e de boa convivência. Basicamente, é aquela pessoa que tem uma atitude mais positiva em relação à vida.
Já como substantivo, a palavra possui um significado semelhante, mas, ao invés de caracterizar a pessoa, é empregada para descrever a característica em si.
Dessa forma, alto-astral, como substantivo, é sinônimo de boa disposição, de estar em um estado de alegria.
O antônimo da palavra, para ajudar a entender melhor o seu sentido, seria baixo-astral.
Qual o plural de alto-astral?
Mas, afinal de contas, como fica o plural de alto-astral? Como mencionamos, a flexão de grau depende da classe gramatical à qual a palavra pertence.
Se estivermos falando de alto-astral como adjetivo, apenas a última palavra é flexionada, ou seja, recebe o “s” no final. Assim, o plural fica “alto-astrais”.
Agora, se estivermos usando alto-astral como um substantivo, a flexão ocorre com os dois termos que compõem a palavra. Isso significa que precisamos adicionar o “s” no final de ambos os vocábulos, resultando, portanto, em “altos-astrais”.
Apesar de causar um certo estranhamento, as duas formas podem ser consideradas corretas na Língua Portuguesa; tudo vai depender da função que exercem na frase.
Exemplos de frases com o plural de alto-astral
A fim de entendermos com mais clareza como a palavra alto-astral pode ser usada no plural, vamos conferir alguns exemplos, considerando tanto o seu uso como adjetivo quanto como substantivo:
Alto-astral como substantivo
- Os grupos trouxeram altos-astrais para a festa;
- Adoro os altos-astrais que encontro em diferentes tipos de festas; sempre me sinto bem;
- Precisamos manter os altos-astrais das equipes, mesmo diante dos desafios;
- A energia e os altos-astrais do evento fizeram toda a diferença;
- Gosto de pessoas que possuem altos-astrais; me sinto mais leve.
Alto-astral como adjetivo
- Esses amigos são sempre alto-astrais e animam qualquer ambiente;
- Adoro trabalhar com pessoas alto-astrais; o dia passa mais leve;
- As festas deles são sempre alto-astrais e cheias de energia positiva;
- Precisamos de colegas alto-astrais para motivar a equipe;
- Os eventos da empresa costumam ser bem alto-astrais, com música e diversão.