Alopecia por tração: entenda como puxar o cabelo pode te deixar careca

A alopecia por tração é uma das variações relacionadas à essa enfermidade, mas pode ser causada por puxar o cabelo excessivamente na hora de fazer penteados ou desembaraçar os fios. Sobretudo, a tensão no folículo capilar pode causar consequências graves.

Em primeiro lugar, a alopecia por tração é definida como uma forma de queda de cabelo decorrente do aumento da tensão no folículo capilar. No geral, esse aumento da tensão acontece por conta de uma arrancada incomum do cabelo, que pode acontecer tanto por excesso de puxões de cabelo na hora de desembaraçar os fios ou de fazer penteados.

Comumente, essa reação surge quando a pessoa utiliza rabos de cabalo muito apertados, coques, tranças ou extensões por muito tempo. Em específico, o uso prolongado e a tensão excessiva acaba criando pressão na haste do cabelo e no folículo capilar inteiro, motivando uma perda gradual dos frios.

Apesar disso, essa matéria tem caráter meramente informativo e não substitui o acompanhamento médico especializado. Nos casos de alopecia por tração, deve-se buscar orientação de um profissional de dermatologia. Saiba mais informações a seguir:

Entenda mais sobre a alopecia por tração

Leia também

Normalmente, a alopecia por tração pode afetar tanto adultos quanto crianças, mas as pessoas que possuem cabelos longos também podem apresentar alguns sintomas desse tipo de enfermidade por conta do peso dos fios e a tensão repetitiva causada por isso. Ademais, os especialistas indicam que as chances de ter essa enfermidade aumentam com a idade, pois os folículos capilares ficam mais fracos com o tempo.

Sendo assim, existem maiores chances de queda do cabelo. Em relação às causas mais frequentes para a a alopecia por tração estão os penteados muito justos que exercem pressão no folículo capilar e acabam puxando-os para fora do couro cabeludo. No entanto, práticas como torcer o cabelo manualmente e usar certos estilos de penteado por muito tempo também prejudicam a saúde dos fios.

No mais, os outros motivos comuns são o uso excessivo de cremes destinados para modelagem do cabelo, tratamentos químicos como alisamento permanente, utilização frequente de ferramentas para modelar os fios, adotar laços ou grampos que apliquem muita pressão no couro cabeludo e adoção de extensões de cabelo. Quem possui ansiedade e como sintoma arranca o cabelo quando está estressado pode sofrer com alopecia por tração.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma da alopecia por tração é a perda de cabelo em grande volume, mas essa não é a única reação notável. A princípio, acontece um enfraquecimento do cabelo, com fios quebrados, coceira no couro cabeludo e inflamação ou vermelhidão do couro cabeludo relacionada com a foliculite.

Nos casos mais graves, percebe-se o surgimento de manchas calvas com pouco cabelo ou buracos nas regiões onde anteriormente haviam mais fios. Além disso, podem surgir protuberância vermelhas ou ocorrer uma descamação progressiva do couro cabeludo.

Em relação à queda dos fios, acontece principalmente na área frontal ou da coroa. Por fim, há um alargamento do núcleo onde se parte o cabelo ao meio e um incômodo no couro cabeludo por conta da sensibilidade, em especial quando a pessoa está suando ou lavando os fios.

Quais são os tipos de alopecia por tração?

1) Alopecia por tração aguda

Acontece quando o cabelo é arrancado repentinamente depois de uma lesão traumática, como acontece nos casos de acidentes com veículos, quedas e acidentes domésticos. Neste caso, os sintomas são semelhantes aos que surgem quando a pessoa tem o distúrbio de arrancar os fios, porém, pode surgir um agravamento da alopecia por tração.

2) Alopecia por tração crônica

Esse tipo de enfermidade é causado principalmente pela tensão repetitiva nos fios de cabelo, por conta das causas apresentadas anteriormente. No entanto, a alopecia por tração crônica é o tipo mais comum, sendo considerada reversível ou irreversível com base no grau de dano causado ao cabelo.

Como tratar essa enfermidade?

A princípio, a alopecia por tração é uma situação temporária. Porém, pode causar queda permanente de cabelo caso não seja tratada corretamente e detectada em seus estágios iniciais. Quando tratado durante o surgimento dos primeiros sintomas, pode-se reverter a situação ao reduzir o estresse no cabelo, modificando os hábitos de pentear e modelar.

Nos casos mais graves, os tratamentos são realizados por antibióticos prescritos por dermatologistas para causas as infecções relativas a esse tipo de alopecia. Mais ainda, pode-se prescrever o uso de medicamentos que incluem pílulas e shampoos antiqueda, cremes medicamentosos ou suplementos de biotina.