Alfarroba: conheça a semente que é uma alternativa ao chocolate

A semente de alfarroba é uma grande sensação, por ser mais saudável que o cacau e sem cafeína. Suas propriedades, inclusive, permitem que a semente seja uma alternativa ao chocolate em várias receitas.

Consumir chocolate é sempre algo prazeroso, mas que pode acabar em uma atividade culposa. Isso porque as calorias presentes no alimento geram grande preocupação em quem o consome. Ultimamente a alfarroba tem surgido como uma alternativa e gerado muita curiosidade em torno dela.

continua depois da publicidade

A alfarroba é uma fruta originária da alfarrobeira, árvore da região do Mediterrâneo. Seu alto valor nutricional faz com que a semente seja uma alternativa ao chocolate, que possui muitas calorias e gorduras prejudiciais em excesso.

Sua cor se assemelha ao cacau e o sabor adocicado é um dos pontos altos. A alfarroba também possui formato semelhante a uma vagem de feijão e até se obter o pó que substitui o cacau, a polpa da fruta passa por um longo processo.

Antes de abordarmos detalhes sobre o alimento, é importante esclarecer que este artigo é meramente informativo. Logo, para obter mais informações e tirar dúvidas nutricionais, recomendamos consultar um profissional da saúde.

continua depois da publicidade
Leia também

O que é a alfarroba?

A alfarroba é o fruto que se consegue na alfarrobeira, árvore nativa do Mediterrâneo e bastante popular no mundo inteiro atualmente. A fruta tem ganhado espaço na culinária moderna pelo seu poder de substituição ao cacau e ao chocolate e suas propriedades nutricionais.

A história deste fruto tem origem na Grécia Antiga, com os gregos sendo os primeiros a cultivarem as árvores de alfarroba. Suas árvores são responsáveis por produzir vagens em tons marrons, com muita polpa e sementes bem pequenas.

As vagens são secas e moídas até se apresentarem em pó ou em espécie de goma processada. De aspecto semelhante ao pó do cacau, o pó produzido pela alfarroba possui sabor adocicado naturalmente, transformando-a em uma grande substituta do chocolate em muitas receitas.

continua depois da publicidade

Para produzir alfarrobas, é necessário ter uma árvore macho e outra fêmea. Os machos têm capacidade de polinizar cerca de 20 árvores femininas e após um período que leva de seis a sete anos, a árvore consegue produzir suas cobiçadas vagens.

Propriedades e vantagens da alfarroba

A alfarroba é uma fruta que não contém estimulantes, a exemplo da cafeína e da teobromina, que estão presentes no chocolate. Essas substâncias são prejudiciais à saúde, causando alterações em pessoas sensíveis a elas. Além disso, podem também passar pelo leite materno, contaminando-o e causando cólicas em bebês.

Dessa forma, a alfarroba também não contém outra substância presente no chocolate, como é o caso da feniletilamina, responsável por causar crises de enxaquecas em pessoas propensas e ter esse tipo de dor.

continua depois da publicidade

Enquanto substituta do cacau, a fruta mediterrânea possui apenas 0,7% de gordura, um número bem menos expressivo que os 23% de gordura do primeiro elemento. Porém, a alfarroba possui muito açúcar, o que pode causar algum dano se não for consumido adequadamente.

Benefícios da alfarroba

A alfarroba, além de ser uma sensação, aproveitada em várias receitas culinárias, também possui propriedades que trazem algum benefício à saúde. Entretanto, vale lembrar que para maiores informações e eventuais dúvidas sobre os reais benefícios da fruta à saúde, faz-se necessário consultar um profissional da área, como um Nutricionista.

Dentre os possíveis benefícios da alfarroba para o ser humano, podemos destacar os seguintes:

  • É responsável por regular o colesterol: estudos científicos realizados em outros países apontam a alfarroba como uma grande aliada em manter os níveis de colesterol reduzidos, graças à presença das fibras em sua composição.
  • Funciona como antioxidante: o consumo da alfarroba pode ser um grande aliado contra a oxidação. O alimento funcional possui compostos que agem dessa maneira, auxiliando na reparação de células danificadas, além de agir contra as células do câncer do colo do útero.
  • É eficaz no tratamento do estômago: a fruta cobiçada possui grande eficácia no tratamento de problemas de estômago, a exemplo da diarreia. Isso porque os taninos presentes em sua composição são capazes de evitar o crescimento de bactérias prejudiciais ao trato intestinal.
Leia também

Concursos em sua
cidade