Nos Estados Unidos, o número de pessoas que falam uma língua diferente do inglês nativo quase triplicou nas últimas três décadas, passando de 23,1 milhões (aproximadamente 1 em 10) para 67,8 milhões (aproximadamente 1 em 5), de acordo com dados do U.S. Census Bureau.
O país é verdadeiramente um caldeirão linguístico, com 350 a 430 línguas sendo faladas, tornando-o uma das nações com maior diversidade linguística do planeta. Veja quais idiomas se destacam a seguir.
Línguas mais faladas nos Estados Unidos, além do inglês
1. Espanhol
O espanhol é a segunda língua mais falada nos EUA, depois do inglês, com cerca de 43,2 milhões de falantes.
Esse número inclui tanto falantes nativos quanto aqueles que aprenderam espanhol como segunda língua.
A presença desse idioma nos EUA é resultado das conexões históricas com a América Latina e da imigração recente de países hispanofônicos.
Além da sua influência na cultura americana em áreas como música, literatura e culinária, há programas de língua espanhola que são oferecidos por escolas e organizações para promover o bilinguismo e a compreensão intercultural.
2. Chinês
O chinês é a terceira língua mais falada nos EUA, com 2,9 milhões de falantes, quase 1% da população. Isso inclui dialetos como mandarim e cantonês.
O aumento de falantes deste idioma deve-se principalmente à imigração de países asiáticos, além do interesse pela cultura e negócios chineses.
3. Tagalo
O tagalo, língua das Filipinas, é falado por quase 1,7 milhão de americanos, cerca de 0,5% da população.
As maiores concentrações de falantes do idioma estão principalmente na Califórnia, Nevada, Texas, Washington, Illinois e Nova Iorque.
4. Vietnamita
O vietnamita se tornou a quinta língua mais falada nos Estados Unidos, com mais de 1,5 milhão de falantes.
Esse crescimento rápido está relacionado à reconexão de amigos, familiares e entes queridos após o fim da Guerra do Vietnã, que trouxe centenas de milhares de imigrantes vietnamitas para os EUA.
5. Francês
O francês foi introduzido nos Estados Unidos no século XVIII e tem sido falado desde então. A presença do idioma se deve à colonização francesa, notavelmente no Território da Louisiana.
Atualmente, o francês e o crioulo francês são a sexta língua mais falada nos EUA, com aproximadamente 1,2 milhão de falantes.
Inclusive, são oferecidos por muitas escolas americanas, disponível em níveis de ensino médio e superior, ao lado do alemão e do espanhol.
6. Árabe
Também com aproximadamente 1,2 milhão de pessoas que o falam, o árabe ocupa o sétimo lugar entre as línguas mais faladas nos EUA.
Estados como Michigan e Nova York, que possuem grandes comunidades árabes, apresentam um número significativo de falantes do idioma a partir dos cinco anos de idade.
7. Coreano
Cerca de 1,1 milhões de americanos, ou 0,3% da população, falam coreano. A influência da cultura coreana, incluindo K-pop e doramas, contribui para a notoriedade da língua.
8. Russo
Conforme o US Census Bureau, quase 940 mil pessoas em todo o país falam atualmente russo. Entre as décadas de 1970 e 1990, um grande número de imigrantes russos veio para os EUA, popularizando ainda mais a língua e a cultura.
Este também é um dos idiomas oficiais a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) — os astronautas da NASA que servem ao lado dos cosmonautas russos geralmente aprendem a falar esta língua.
9. Alemão
Com cerca de 920.000 falantes, temos o alemão que é bastante popular em todo o país, especialmente em áreas específicas ricas em cultura alemã, como Milwaukee.
Esta é uma das poucas línguas comumente oferecidas aos alunos para aprenderem na escola, ajudando a manter a sua popularidade nos EUA.
10. Português
O português é falado por mais de 900 mil americanos, incluindo imigrantes de Portugal e do Brasil.
A língua tem um número significativo de falantes no Havai, Rhode Island e Massachusetts, que têm comunidades luso-americanas notáveis.
11. Haitiano
Por fim, o haitiano é falado por mais de 800 mil americanos, aproximadamente 0,3% da população. Esta comunidade cresce a cada dia, especialmente em cidades como Boston e Miami.