Quando pensamos em pirâmides, logo nos vem à mente as famosas pirâmides do Egito, as principais atrações turísticas do país e uma das maravilhas do mundo antigo.
No entanto, o país não é o único lugar que abriga essas impressionantes construções, erguidas por diferentes civilizações ao longo da história. Confira outras nações que possuem este monumento, e que podem surpreender você.
Pirâmides do mundo fora do Egito
1. Sudão
O Sudão é o país que tem o maior número de pirâmides no mundo, com cerca de 255 estruturas de diversos tamanhos e formas. Elas foram construídas entre os anos de 1070 e 350 a.C. pelos núbios, um povo que habitava a região da Núbia, ao longo das margens do rio Nilo.
As pirâmides sudanesas serviam como tumbas para os reis e rainhas dos reinos de Napata e Meroé, que faziam parte do Reino de Kush, uma antiga civilização africana que rivalizava com o Egito.
2. México
O México é outro país que se destaca por suas pirâmides, que foram construídas por povos pré-colombianos, como os maias, os astecas e os toltecas.
Essas estruturas tinham funções religiosas, políticas e astronômicas, e refletiam a cosmovisão dessas culturas. Algumas das mais famosas são a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua, em Teotihuacán, que formam um complexo arqueológico de grande importância histórica e cultural.
Outra pirâmide muito conhecida é a de Kukulcán, em Chichén Itzá, que é considerada uma das novas maravilhas do mundo. Inclusive, ela tem um fenômeno curioso: durante os equinócios, a sombra projetada pela pirâmide cria a ilusão de uma serpente descendo pelas escadas.
3. China
A China também tem suas próprias pirâmides, mas elas são menos conhecidas e estudadas do que as de outros países. Isso se deve ao fato de que elas são cobertas por vegetação e terra, o que dificulta sua identificação e preservação.
Estima-se que existam mais de 100 pirâmides na China, a maioria delas localizadas na província de Shaanxi, no centro do país. Esses monumentos são atribuídos à dinastia Han, que governou a China entre os séculos II a.C. e II d.C., e que tinha uma forte influência do taoísmo.
A maior e mais antiga pirâmide da China é a de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China, que também é famoso por ter construído a Grande Muralha.
Ela tem cerca de 76 metros de altura e 350 metros de base, e abriga um exército de mais de 8 mil soldados de terracota.
4. Peru
As pirâmides do Peru foram construídas por civilizações pré-incaicas, como os mochicas, os lambayeques e os chimus. Elas eram feitas de adobe, um tipo de tijolo de barro seco ao sol, e tinham diferentes funções, como templos, palácios, fortalezas e centros administrativos.
Uma das mais impressionantes é a Huaca del Sol, em Trujillo, a maior pirâmide de adobe do mundo, com 43 metros de altura e 345 metros de comprimento.
Outra estrutura notável é a de Caral, em Lima, que é a mais antiga das Américas, datando de cerca de 3000 a.C. Ela faz parte de uma cidade sagrada, que é considerada a mais antiga da América e uma das mais antigas do mundo.
5. Indonésia
Na Indonésia, a pirâmide de Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Ele foi construído entre os séculos VIII e IX na ilha de Java.
Essa estrutura tem forma de mandala, um símbolo geométrico que representa o universo, e é composta por nove plataformas, seis quadradas e três circulares, que simbolizam os níveis de iluminação.
Ela é decorada com mais de 2 mil painéis de relevo e 500 estátuas de Buda, e é um lugar de peregrinação e meditação para os budistas.
6. Guatemala
A Guatemala é outro país que tem uma forte presença da cultura maia, e que possui várias pirâmides que testemunham sua grandeza. Uma das mais importantes é a de Tikal, que é a maior cidade maia já descoberta, e foi habitada entre os séculos VI a.C. e X d.C.
Ela tem quatro lados, cada um com uma escadaria que leva ao topo, onde há um templo, e faz parte de um complexo de mais de 3 mil estruturas, que incluem palácios, praças, campos de jogo de bola e outras pirâmides menores.
7. Itália
Por fim, temos a Pirâmide Cestia, que fica em Roma, e foi construída entre os anos de 18 e 12 a.C. pelo pretor Caio Céstio Epulão, um grande admirador da cultura egípcia.
A estrutura tem 36 metros de altura e 30 metros de base, e é feita de concreto revestido de mármore. A pirâmide serviu como tumba para o seu construtor, e contém uma câmara funerária decorada com afrescos.